A sereia do parque lage
a política da fotografia do próprio corpo nas redes de sociabilidade eletrônica
Resumo
Análise da relação entre as formas atuais do retrato fotográfico do rosto e do corpo humanos, tal como praticado para exibição nas chamadas redes sociais, e as formas de apresentação assumidas pelas personalidades política atuais. O fio condutor do artigo é a retomada do esboço de história da fotografia realizado por Walter Benjamin no início dos anos 1930. Procuramos ali elementos para situar as novas práticas através de suas semelhanças e diferenças em relação ao que é proposto, em termos de fases e atitudes, para com o ato de fotografar o rosto humano, no ensaio Pequena história da fotografia. Temas oriundos do ensaio “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”, do mesmo autor, e de observações sobre as relações entre vida cotidiana e tecnologias de comunicação digital, de autores como Jonathan Crary, serão trazidos para a discussão.
Downloads
Referências
BARTLET, Jamie. People vs. Tech. Nova Iorque: Diton, 2018.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de Gabriel Valladão. Porto Alegre: L&PM, 2013.
BUCK-MORSS, Susan. Estética e anestética: uma reconsideração de “A obra de arte” de Walter Benjamin. In:
BENJAMIN, Walter [et al.]. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Trad. Vera Ribeiro; Organização de Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. Trad. Joaquim Toledo Jr. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
SIBILIA, Paula. Autenticidade e performance. A construção de si como personagem visível. Revista Fronteiras - estudos midiáticos, 17(3), p. 353-364, setembro/dezembro 2015.
Copyright (c) 2020 Bernardo Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.