Corporeidade, nomadismo e performance

  • Carla Damião
Palavras-chave: Corporeidade, devir, nomadismo, selfies

Resumo

O tema a ser desenvolvido supõe a chamada terceira onda do feminismo reconhecido na superação da questão igualitária e empenhado na desconstrução/constituição de identidades. A ideia que se manifesta é a de criação de novos territórios e práticas, devires produtivos, nos quais se incluem os temas da corporeidade e da materialidade, fortemente associados à prática da performance. Um sentido de corporeidade relacionado a um processo de desafio em transpor lugares e (de)compor identidades. Esse artigo supõe não apenas o nomadismo que remete à condições existenciais e à subversão de fronteiras físicas e conceituais, mas ao subverter das imagens padronizadas de corpos de mulheres por meio de performances que utilizam a manipulação da autoimagem, em meio fotográfico ou digital. Faremos referência a determinadas performances, partindo da radicalidade das cirurgias plásticas de ORLAN, que tornam seu corpo o local da violência impingida aos corpos das mulheres; à mimetização de hábitos culturais que tratam o corpo da mulher como um “recipiente infinitamente habitável para o desejo” em Cindy Sherman; aos Selfies grotescos de Susanne Ohmann, que buscam subverter, por meio do jogo com objetos e aparência, a construção cotidiana de avatares nos meios e redes sociais digitalizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Walter Benjamin: Obras escolhidas I. Magia e técnica. Arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1985, 1ª ed.

BENJAMIN, Walter. Diário de Moscou. Trad. Hildegard Herbold. São Paulo, Companhia das Letras, 1989.

BRAIDOTTI, Rosi. Teratologies. Deleuze and Feminist Theory. Edinburgh, Edinburgh University Press, 2000, pp. 156-172.

BUCHANAN, Ian; COLEBROOK, Claire. Deleuze and Feminist Theory. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2000.

COUY, Venus Brasileira. “Perdão se devo fazê-los sofrer”: A arte carnal de Orlan. Revista Travessias: educação, cultura, linguagem e arte. Cascavel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2008.

DAMIÃO, Carla M. O desinibido jogo com a técnica. Walter Benjamin: cinema, mimese, hábito e distração. In:

COUTO, Edvaldo/DAMIAO, Carla M. (Org.). Walter Benjamin. Formas de percepção estética na modernidade. Salvador, Ed. Quarteto, 2008.

FABER, Alyda. SAINT ORLAN: Ritual as Violent Spectacle and Cultural Criticism. The Perfomance Studies. Nova York: Routledge, 2004, p.108-114.

LOURANTOS, Nicholas; KYRIAZOPOULOS, Evangelos. Projections of an Image: Selfies versus Self-Portrait, Revista Latina de Sociología (RELASO), v. 5, 2015, p. 103-113.

OHMANN, Susanne. (Esc)ritos, devires, e involução criativa práticas de (auto)imagem-somático performativa. Tese de doutorado em Arte Cênicas - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro/Escola de

Dança, Universidade Federal da Bahia, BA, 2019.

RUSSO, Mary. O grotesco feminino: Risco, excesso e modernidade. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An Introduction. Nova York & Londres: Routledge, 2006.

SEHGAL, Parul, Ugly beauty. Cindy Sherman’s Sew self-portraits are her First Pure Protagonists: Gloriously, Catastrophically Themselves. The New York Times Magazine, Outubro 5, 2018.

Publicado
2020-12-24
Seção
Artigos Convidados