Da arte como modo de aparição do trabalho
Resumo
A partir do pensamento de Jacques Rancière e Mierle Laderman Ukeles, apresento uma proposta de exposição de arte cujas condições de visibilidade/legibilidade podem ser aqui descortinadas. Tal proposta pretende pôr em questão a tradicional oposição entre “arte” e “trabalho”, buscando em Rancière e Ukeles determinada interlocução que reclama, para sua eficácia, o trabalho do leitor.
Downloads
Referências
BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a Arte Moderna e a invenção de si. Trad.Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FREITAS, Artur. Arte de Guerrilha: Vanguarda e Conceitualismo no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
GROYS, Boris. O Universalismo fraco. Serrote, São Paulo, n. 9, p. 86-101, nov. 2011.
POINSOT, Jean Marc. Quando (onde) a obra acontece. Revista Arte & Ensaiosn. 12. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes, UFRJ. 2005. p. 153-165.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Trad.Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental / Ed. 34, 2005.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. Trad. Sandra Guardini Vasconcelos. São Paulo: Boitempo, 2007.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.