Da arte como modo de aparição do trabalho

  • Fabíola Tasca
Palavras-chave: arte e trabalho, exposição, arte conceitual

Resumo

A partir do pensamento de Jacques Rancière e Mierle Laderman Ukeles, apresento uma proposta de exposição de arte cujas condições de visibilidade/legibilidade podem ser aqui descortinadas. Tal proposta pretende pôr em questão a tradicional oposição entre “arte” e “trabalho”, buscando em Rancière e Ukeles determinada interlocução que reclama, para sua eficácia, o trabalho do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a Arte Moderna e a invenção de si. Trad.Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FREITAS, Artur. Arte de Guerrilha: Vanguarda e Conceitualismo no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

GROYS, Boris. O Universalismo fraco. Serrote, São Paulo, n. 9, p. 86-101, nov. 2011.

POINSOT, Jean Marc. Quando (onde) a obra acontece. Revista Arte & Ensaiosn. 12. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes, UFRJ. 2005. p. 153-165.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Trad.Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental / Ed. 34, 2005.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. Trad. Sandra Guardini Vasconcelos. São Paulo: Boitempo, 2007.

Publicado
2017-04-19
Seção
Dossiê: Os limites da arte