Sobre o Abuso no Uso de Micro-Pausas
				
										Palavras-chave:
				
				
																		pausas, 													limites da percepção, 													indiscerníveis, 													arte sonora, 													CCRU															
			
			
										Resumo
Micro-pausas são tratadas nessa pesquisa como pausas audiovisuais caracterizadas por suas durações individuais estarem situadas entre o imperceptível e o limiar do perceptível. Se utilizadas em demasia, podem produzir efeitos claramente perceptíveis e alterações nos fenômenos que parasitam. Mas e se não se acumularem? Possuem alguma potência, na sua qualidade de imperceptíveis? (1) Reune citações e resumos de episódios ficcionais onde uma forma contagiosa sequestra processos mentais e informacionais (CCRU, Pat Cadigan); introduz a possibilidade da construção de uma paranóia ligada a movimentos e sons imperceptíveis (GX Jupiter-Larsen). (2) Apresenta quase-ficções em forma de teoria: a linha-zero como plano gótico da produtividade (Mark Fisher), a confundir-se com a morte (Georges Bataille) e a extrapolar-se nas figuras do sono e do lapso. E então, o código morse como estratégia de comunicação com esse plano. (3) Formula uma definição aplicável de micro-pausa, a postulando como não micro-métrica e abaixo da escala temporal micro. (4) Procura reunir as três abordagens anteriores e descrever duas obras artísticas em processo e um evento de arte sonora, as três criadas pelo autor.Downloads
			Não há dados estatísticos.
		
	
						Publicado
					
					
						2024-12-21
					
				
							Seção
						
						
							Artigos
						
					Copyright (c) 2024 Henrique Iwao

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
 
							 
							