Sobre o Abuso no Uso de Micro-Pausas

  • Henrique Iwao
Palavras-chave: pausas, limites da percepção, indiscerníveis, arte sonora, CCRU

Resumo

Micro-pausas são tratadas nessa pesquisa como pausas audiovisuais caracterizadas por suas durações individuais estarem situadas entre o imperceptível e o limiar do perceptível. Se utilizadas em demasia, podem produzir efeitos claramente perceptíveis e alterações nos fenômenos que parasitam. Mas e se não se acumularem? Possuem alguma potência, na sua qualidade de imperceptíveis? (1) Reune citações e resumos de episódios ficcionais onde uma forma contagiosa sequestra processos mentais e informacionais (CCRU, Pat Cadigan); introduz a possibilidade da construção de uma paranóia ligada a movimentos e sons imperceptíveis (GX Jupiter-Larsen). (2) Apresenta quase-ficções em forma de teoria: a linha-zero como plano gótico da produtividade (Mark Fisher), a confundir-se com a morte (Georges Bataille) e a extrapolar-se nas figuras do sono e do lapso. E então, o código morse como estratégia de comunicação com esse plano. (3) Formula uma definição aplicável de micro-pausa, a postulando como não micro-métrica e abaixo da escala temporal micro. (4) Procura reunir as três abordagens anteriores e descrever duas obras artísticas em processo e um evento de arte sonora, as três criadas pelo autor.

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Publicado
2024-12-21