Acervos virtuais e os modos de presença da arte

Palavras-chave: Estética, Theodor W. Adorno, Modos de presença, Indústria cultural, Acervos digitais

Resumo

Resumo: Em interlocução com o texto de Rodrigo Duarte, intitulado “Modos de presença nas manifestações estéticas contemporâneas”, o artigo busca compreender como a virtualização dos fenômenos estéticos perturba as condições de apreensão do sensível. Recorrendo ao tema da usurpação do esquematismo kantiano, conforme exposto por Adorno e Horkheimer, demonstrar como, nos acervos museológicos digitalizados, a indústria tecnológica impõe-se como superestrutura determinante das possibilidades de apreensão do objeto, permitindo tomá-la como desdobramento contemporânea da indústria cultural. Assumida como uma nova camada de mediação da experiência contemporânea, avaliar o impacto estético e político da mediação do virtual nos modos de presença da arte digitalizada, determinante na delimitação das possibilidades mesmas dessas presenças. 

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Biografia do Autor

Fernanda Proença, UFMG

Graduação em Filosofia na USP. Mestrado em Filosofia da Arte na UFOP. Doutoranda em filosofia da arte na UFMG.

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Publicado
2022-07-09
Seção
Filosofia e arte