Duchamp, dândi contra a melancolia?
Resumo
Com base na tese de Walter Benjamin, Origens do drama barroco alemão e no texto Luto e Melancolia de Freud, o presente trabalho caracteriza a melancolia como o humor que permeia a modernidade. Para analisar formas de enfrentar o espírito melancólico próprio da modernidade, três personagens são caracterizados: o príncipe do drama do Barroco, sendo Hamlet o paradigma do príncipe barroco, o dândi analisado por Baudelaire e d’Aurevilly e Duchamp, o artista que inaugurou a arte moderna pós-vanguardista. Enquanto o príncipe sucumbe ao estado melancólico, o dândi e Duchamp resistem ao tédio que paira sobre as sociedades modernas, mas de formas também diferentes. O dândi apela para seu narcisismo como forma de manter seu apego à vida, enquanto Duchamp usa o humor, a brincadeira e o jogo para lidar com as incongruências da existência humana.
Downloads
Referências
AUREVILLY, Barbeyd’.Manual do dândi–a vida com estilo.Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BAUDELAIRE, Charles. “Spleen” In: As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão.Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
FREUD, Sigmund. Obras completas brasileiras. Rio de Janeiro:Imago, 1996.
FREUD, Sigmund. (1900) “A interpretação dos sonhos”. In: v. I:pp. 15-721.
FREUD, Sigmund. (1927) “O fetichismo”. In:v. XXI:pp. 155-162.
FREUD, Sigmund. (1927) “O humor”. In:v. XXI:pp. 165-174.
FREUD, Sigmund. (1937) “Luto e Melancolia”. In:v. XIV:pp. 245-265.
FREUD, Sigmund. (1919) “O inquietante”In:Obras Completas, v. 14,São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
GALARD, Jean. A beleza do gesto. São Paulo: Edusp, 2008.
KEHL, Maria Rita.“Blefe!”.In: Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre,no. 17 nov/ 1999:pp. 79-82.
MELMAN, Charles.“A racionalidade como sintoma”.In: Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre,no. 17, nov/ 1999: pp. 52-62.
NAVES, Rodrigo.O vento e o moinho.São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o castelo da pureza. São Paulo: Perspectiva, 2007.
SHAKESPEARE, Willian.Hamlet. Porto Alegre: L&PM, 1999.
ULHÔACINTRA, Maria Elisa de.“Hamlet e a melancolia”.In: Revista Latino-americana de Psicopatologia, v. IV, no. 4, 2001:pp. 30-42.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.