Transdução e tecnoestética

proposições para uma filosofia do audível

Palavras-chave: transdução, tecnoestética, música mista, gesto instrumental, percepção

Resumo

Propomos um estudo da relação entre som acústico e percepção auditiva por uma abordagem que tangencia a psicoacústica, tendo como principal elemento a noção de transdução. Abordamos o problema da análise de alguns processos transdutivos no contexto da prática musical, suas analogias e inter-relações, como no gesto instrumental, na utilização de aparatos técnicos na realização da música mista, e na escuta. A hipótese apresentada assume que através do detalhamento desses processos e por uma visão baseada na tecnoestética poderá haver uma aproximação das relações entre os universos acústico e perceptivo no contexto musical. A tecnoestética considera a estética como uma categoria da ação a partir do estudo da formação de sistemas de ação que aproximam sujeito e objeto, englobando objetos técnicos, realidade estética e propagação energética. A partir dessas duas categorias, realizamos uma discussão sobre os processos criativos e performance da obra Mikrophonie I, para tam-tam e sons eletrônicos produzidos ao vivo, de Karlheinz Stockhausen, obra na qual existe a formação de sistemas de mútua interferência formados por grupos de músicos. Realizamos a análise desses processos e concluímos ressaltando as principais ideias desveladas por esta abordagem.   

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Biografia do Autor

Danilo Rossetti, UFMT

Compositor que trabalha com suporte computacional e novas tecnologias no processo de criação e performance musical, incluindo o pensamento sobre espacialização sonora. Possui mais de trinta obras para diferentes formações instrumentais (solos ou conjuntos de câmara), acusmáticas, mistas (congregando instrumentos acústicos e sons eletrônicos) e multimodais (instalações audiovisuais, música e dança, criações virtuais e música telemática). Suas composições foram executadas em eventos e festivais no Brasil e no exterior. Possui cerca de 20 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais e cerca de 30 artigos e resumos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros e partituras musicais. É professor da Universidade Federal do Mato Grosso,e  professor colaborador do Programa de Pós- Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP e líder do grupo de pesquisa do Muscom UFMT/CNPq. É Doutor em Composição Musical pela UNICAMP, com período sanduíche no Centre de recherche Informatique et Création Musicale da Université Paris 8, e mestre em Música e Bacharel em Composição (instrumental e eletroacústica) e Regência pela UNESP. Realizou pesquisa de pós-doutorado junto ao Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP,  com apoio FAPESP.

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Publicado
2024-12-19