Transdução e tecnoestética
proposições para uma filosofia do audível
Resumo
Propomos um estudo da relação entre som acústico e percepção auditiva por uma abordagem que tangencia a psicoacústica, tendo como principal elemento a noção de transdução. Abordamos o problema da análise de alguns processos transdutivos no contexto da prática musical, suas analogias e inter-relações, como no gesto instrumental, na utilização de aparatos técnicos na realização da música mista, e na escuta. A hipótese apresentada assume que através do detalhamento desses processos e por uma visão baseada na tecnoestética poderá haver uma aproximação das relações entre os universos acústico e perceptivo no contexto musical. A tecnoestética considera a estética como uma categoria da ação a partir do estudo da formação de sistemas de ação que aproximam sujeito e objeto, englobando objetos técnicos, realidade estética e propagação energética. A partir dessas duas categorias, realizamos uma discussão sobre os processos criativos e performance da obra Mikrophonie I, para tam-tam e sons eletrônicos produzidos ao vivo, de Karlheinz Stockhausen, obra na qual existe a formação de sistemas de mútua interferência formados por grupos de músicos. Realizamos a análise desses processos e concluímos ressaltando as principais ideias desveladas por esta abordagem.
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