O éthos da música e da cidade grega
Resumo
Do ponto de vista histórico, a música na Grécia é importante em três momentos: (i) no intuitivo dos aedos arcaicos, (ii) no teórico de Damão e (iii) no legislativo em Platão e Aristóteles. O presente artigo explica a origem de uma postura filosófica que nasceu nessa época: a necessidade da música na educação da primeira infância para manter os costumes (éthos) dos cidadãos de acordo com os valores da cidade. Para tanto, toma-se como paradigma a reflexão de Platão e de Aristóteles sobre o papel da música na educação e evidencia-se a adoção que ambos fazem da mousiké na educação dos jovens, a partir de critério filosóficos.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Ana Maria Valente; prefácio de Maria Helena Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
ARISTÓTELES. Política. Trad. Amaral, A. et al.. Lisboa: Vega, 1998.
ARISTÓTELES. Ética a Nicomâcos. Trad. Mario Kury. Brasília: Ed. UNB, 2001.
PLATON. Cratyle, trad. C. Dalimier, 1989; Ion, trad. M. Canto, 1989; Phédon, trad. M. Dixsaut, 1991; Timée, Critias, trad. L. Brisson, 1997; Phèdre, trad. L. Brisson, 2000. (Collection GF-Flammarion, Paris).
PLATON. La République. Trad., intr. et notes par G.Leroux. Paris: Flammarion, 2002.
PLATÃO. República. Trad. Ana Lia Amaral. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CERQUEIRA, F. V. A imagem pública do músico e da música na Antiguidade clássica: desprezo ou admiração? História, Franca,v. 26, n. 1, p. 63-81, 2007.
GAMBERINI, L. La parola e la musica nell ́Antichità.Firenze: Leo S. Olschi, 1962.
HAVELOCK, E. A revolução da escrita na Grécia. Trad. O.J. Serra. São Paulo: Ed UESP; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996a.
HAVELOCK, E. A Musa aprende a escrever: reflexões sobre a oralidade e a literacia da antiguidade ao presente. Trad. Santa Bárbara e Maria Leonor. Lisboa: Gradiva, 1996b.
HESÍODO. Teogonia. Estudo, trad. J. A. A. Torrano. SãoPaulo: Iluminuras, 2001.
HOMERO. Ilíada. Trad. Haroldo de Campos. São Paulo: Arx, 2008.
HOMERO. Odisséia. Trad. Donald Schüller. São Paulo: LP&M, 2007.
LIMA, P. B. Platão: uma poética para a filosofia. São Paulo: Perspectiva, 2004.
MOUTSOPOULOS, E. Musique dans l'oeuvre de Platon. Paris: PUF, 1989.
NASCIMENTO, Z. B. C. As Musas: fonte de inspiração para Platão. In: Cadernos de atas da ANPOF, n. 1, p. 157-166, 2001.
NASSER, N. O éthosna música grega. In: Boletim do CPA, Campinas, n. 4, jul./dez., p. 241-254, 1997.
SÖRBOM, G. Aristotle on Music as Representation. In: ALPERSON, P. (ed.) Musical Words: New directions in the Philosophy of Music. Pennsylvania: Pennsylvania State University Press, 1994, p.37-47.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.