Das interações comunicativas à constituição de um “arquivo musical”:
sobre a coleção Théo Brandão no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Resumo
Abordo neste artigo uma coleção de gravações sonoras produzida pelo folclorista alagoano Théo Brandão e depositada no antigo Instituto Nacional do Folclore. Membro da rede de folcloristas que se formou no Brasil nos anos 1940, Théo Brandão não era músico, mas manteve o registro sonoro como uma atividade constante que resultou em uma coleção de cerca de 60 horas. Também não fez os deslocamentos geográficos que caracterizaram as “missões” e pesquisas de campo de folcloristas e antropólogos. Destaco as especificidades da coleção, dadas pela proximidade entre o folclorista e os artistas que ele gravou, pela curadoria privada e pela decisão, em 1979, de confiar cópias das gravações a uma instituição do governo federal.
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Documentos inéditos:
Catálogo das gravações de Théo Brandão. Datilografado e manuscrito pelo pesquisador. Reprodução depositada pelo autor no Arquivo Sonoro da Biblioteca Amadeu Amaral, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, IPHAN.
Gravações da Coleção Théo Brandão depositadas no Arquivo Sonoro da Biblioteca Amadeu Amaral, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, IPHAN.
Brandão, Théo. 1979. Entrevista de Théo Brandão a Aloysio de Alencar Pinto e Bráulio Nascimento. Gravada no Estúdio de som da Funarte em 1979. Fita TB78. Arquivo Sonoro da Biblioteca Amadeu Amaral, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, IPHAN.
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Sites:
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular [website]. Disponível em: <http://www.cnfcp.gov.br/>. Acesso em: jun. 2011.
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