Dar luz aos textos, silenciar as vozes “des”-

conhecimento e distanciamento em processos de construção da “música portuguesa” (1939-59)

  • Rosário Pestana
Palavras-chave: registros sonoros, textualização, estética, dissenso, interlocução

Resumo

Este trabalho propõe uma análise sobre o processo de silenciamento de registos sonoros de músicas de tradições orais realizados em Portugal entre 1936 e 1959. Centra-se, em particular, nas gravações de campo realizadas sob patrocínio de instituições do regime autocrático do Estado Novo, no período de vigência das autarquias provinciais (1936-39), durante o qual foi levado a cabo um extensivo processo de mapeamento dos traços tidos como definidores da cultura portuguesa. Os registos sonoros, depois de enormes investimentos humanos e financeiros postos na sua consecução, foram silenciados, permanecendo inéditos até aos dias de hoje. Quais foram as estratégias políticas que presidiram a essas realizações, quem foram os protagonistas, quais os conteúdos coligidos e por que foram silenciados, são as questões de que parto. O texto versus o som, o olhar versus o ouvir, é a temática que irei explorar no final: procuro o campo epistemológico, na acepção de Michel Foucault (2005), ou seja, um modus operandi implicitamente condicionador do processo em estudo que conduziu ao silenciamento de milhares de registos sonoros. Por fim, sustentada nos contributos do filósofo Jacques Rancière (2010), proponho uma discussão em torno do potencial dissenso gerado pela audição musical desses registos sonoros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Entrevistas:

Conceição Marques Caldeira (conhecida como Conceição Arranhada), entrevista no Lar da Santa Casa de Misericórdia, Castelo Branco, Agosto de 2008.

Bibliografia:

ACCIAIUOLI, Margarida.1991. Os anos 40 em Portugal O país, o regime e as artes ‘Restauração’ e ‘Celebração’. Dissertação de Doutoramento em História da Arte Contemporânea, FCSH/Universidade Nova de Lisboa.

ARROIO, António. 1913.“Introdução” In Thomaz, Pedro Fernandes,Velhas Canções e Romances Populares Portugueses. Coimbra: F. França Amado.

BARTHES, Roland e Marty, Eric. 1987.“Oral/escrito”,“Oral/escrito Argumentação”. Enciclopédia Einaudi, volume II. Lisboa: Imprensa nacional Casa da Moeda. (37-57).

CASTELO-BRANCO, Salwa & Branco, Jorge Freitas (orgs). 2003. Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal. Oeiras: Celta Editora.

CASTELO-BRANCO, Salwa e Nery, Rui Vieira (2010) “Arquivos, Bibliotecas e Museus” Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Linda-a-Velha: Círculo de Leitores. (49-72) .

CIDRA, Rui. 2010. “José Redinha” Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Linda-a-Velha: Círculo de Leitores.pp. 1103-4.

CLIFFORD, James. 1988. The Predicamento f Culture Twentieth-Century Ethnography, Literature, and Art.Cambridge: Harvard University Press.

CORREIA, J. Diogo (1938) Cantares de Malpica: canções do Natal, do Entrudo, da Quaresma, da Páscoa, da ceifa, de S. João e outras. Lisboa: Tip. Henrique Torres.

CRUZ, Cristina Brito (2000) Artur Santos e a Etnomusicologia em Portugal. FCSHUNL/Tese de Mestrado.

FOUCAULT, Michel. 2005.A Arqueologia do Saber. Coimbra: Almedina.

GARCÍA, Miguel. 2009. “Un dilema epistemológico” in Robert Lehamann-Nitsche Walzenaufnahmen aus Argentina 1905-1909. Grabaciones en cilindros de Argentina. Berlim: Berliner Phonogramm-Archiv.

LEAL, João. 2000.Etnografias Portuguesas. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

NETTL, Bruno. 2005. The Study of Ethnomusicology Thirty-one Issues and Concepts. Urbana & Chicago: University of IllinoisPress.

PESTANA, Maria do Rosário (2008) “A música na construção do Douro Litoral: colecção, estudo e divulgação de práticas polifónicas de música da tradição oral em Portugal (1947-1959)” Etno-folk. Revista galega de etnomusicoloxia. Baiona: Dos Acordes (Salwa El-Shawan Castelo-Branco e Susana Moreno Fernández, coords.). Ano IV, Vol. 1, nº 12. pp.31-54.

PESTANA, Maria do Rosário. 2011a. Armando Leça e a Música Portuguesa. Lisboa: Tinta da China Editores.

PESTANA, Maria do Rosário. [no prelo].“A música ou as duas faces de Jano: Conhecimento, inquietação e crise em processos de controlo e subjugação do ‘Outro’.

In Actas do Congresso SIBE+:Músicas e Saberes em Trânsito. Lisboa , dia 31 de Outubro de 2010, SIBE e INET-MD (orgs).

PORTO, Nuno. 1999.Angola a Preto e Branco. Coimbra: Museu Antropológico da Universidade.

RANCIÈRE, Jacques. 2010.Discensus on Politics and Aesthetics. Nova Iorque: Continuum International Publishing Group.

RANCIÈRE, Jacques. 2010b.Estética e PolíticaA Partilha do Sensível. Porto: Dafne Editora.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. 2009. “Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes”. In Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses(Orgs.)Epistemologias do Sul.Coimbra: Edições Almedina.pp.23-72.

SILVA, Manuel Deniz. 2001. “’Orfeonizar a Nação’, O Canto coral como instrumento educativo e político nos primeiros anos da Mocidade Portuguesa (1934-1945)”. In Revista Portuguesa de Musicologia. Nº 11. pp 139-174.

Outras fontes bibliográficas:

DIAS, Crucho. 1948.“Música Popular Portuguesa de Armando Leça”, In O Marcoense, 4 de Setembro/231, p.1.

OLIVEIRA, José Osório. 1958. “Introdução” , In Flagrantes da vida na Lunda. Lisboa: Publicações Culturais da Companhia de Diamantes de Angola.pp. 1-14.

PEREIRA, Vergílio. 1950. Cancioneiro de Cinfães. Porto: Junta de Província do Douro Litoral.

RIBEIRO, Luís Ribeiro. 1964[1936]. “Subsídios para um Ensaio sobre a Açoreanidade” Obras II. História. Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira –Secretaria Regional da Educação e Cultura. pp. 515-556.

[Sem Autor] 1949. “Mais ecos e notícias –Angola” Boletim Geral das Colónias. Ano 25, nº 292: 184-5.

[Sem Autor]. 1961.Folclore Musical de Angola (colecção de fitas magnéticas e discos) 1 Povo Quioco (Área do Lóvua) Lunda. Lisboa: Publicações Culturais da Companhia de Diamantes de Angola.

Publicado
2017-04-24
Seção
Dossiê etnomusicologia