Nietzsche e a ciência:
Do Romantismo ao “Novo Esclarecimento” (Aufkärung)
Resumo
O presente artigo visa examinar a mutação em torno da questão da ciência que ocorre entre o programa da “metafísica de artista” exposto em O Nascimento da Tragédia (1872) e o projeto de uma filosofia histórica delineado em Humano, demasiado humano (1878). Por meio deste procedimento pretende-se compreender o que significa a tarefa nietzschiana de: "levar adiante o esclarecimento” (Aufklärung). Faremos uma análise dos textos mencionados privilegiando alguns pares de opostos, que operam como guias da rede conceitual implicada nas distintas concepções nietzschiana de ciência e filosofia, tais como: arte X ciência, sabedoria trágica X racionalismo socrático, filosofia histórica X metafísica, convicção X verdade-experimento, espírito livre X espírito cativo.
Downloads
Referências
ANDLER, C. Nietzsche da vie et sa pensée. Paris: Gallimard, 1958.
DENAT, C. "A crítica nietzschiana da finalidade: a anti-teleologia spinozista 'com uma diferença'. in MARTINS, A. (Org.). O mais potente dos afetos: Spinoza e Nietzsche. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
FINK. Eugen. La Philosophie de Nietzsche. Paris: Minuit, 1965.
NIETZSCHE, F. Sämtlihe Werke –Kritische Studienausgabe(KSA). Ed. Giorgio Colli e Mazzino Montinari, 15 volumes, Berlim: Walter de Gruyter & Co.,1988.
NIETZSCHE, F. O Nascimento da Tragédia (GT). São Paulo: Cia das Letras, 1992.
NIETZSCHE, F. Humano, Demasiado Humano (MA I). São Paulo: Cia das Letras, 2000.
NIETZSCHE, F. Aurora (M). Trad. de Paulo C. Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
NIETZSCHE, F. A Gaia Ciência (FW). Trad. de Paulo C. Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
MACHADO, R. Nietzsche e a Verdade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
MÜLLER-LAUTER. Nietzsche: Physiologie de la Vonlonté de Puissance. Paris: Allia, 1998.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.