Deleuze e a estética como um problema para o pensamento

  • Leandro Lelis Matos UFMG
Palavras-chave: Deleuze; Estética; Pensamento

Resumo

O objetivo deste artigo é, a partir da filosofia de Deleuze, discutir em que medida a Estética surgiu como um problema para a filosofia, fazendo com que o pensamento fosse forçado a enfrentar a dimensão da obscuridade. A hipótese a ser seguida é a de que o pensamento foi desobrigado do compromisso com uma razão clara e distinta, com uma noção de ideia exclusivamente racional que sempre deixou o sensível e os corpos do lado de fora. Elencarei um conjunto de teses voltadas para a relação entre arte e pensamento, em Deleuze, conjunto ao qual pretendo guiar de acordo com a seguinte leitura: dentro da inegável reviravolta que Diferença e repetição provocou na tradição filosófica em geral, a reunião paradoxal entre sensibilidade e pensamento é uma das principais contribuições do pensamento de Deleuze para a Estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMGARTEN, Alexander. Estética: a lógica da arte e do poema. Trad. Mirian Sutter Medeiros. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1993.
DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. David Lapoujade (Org). Trad. Luiz Orlandi et al. São Paulo: Iluminuras, 2006.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo (Cinema 2). Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro; revisão filosófica de Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1ª edição, 1997 (3ª reimpressão - 2008).
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Roberto Machado. Rio de janeiro/ São Paulo: Paz e Terra/Graal, 2018a.
DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos. Textos e entrevistas. David Lapoujade (Org.). Trad. Guilherme Ivo. São Paulo: Editora 34, 2016.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Trad. Roberto Machado et al. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Trad. Mariana de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. São Paulo: n-1 Edições, 2018b.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Trad. Antônio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2010, 2ª edição.
GIL, José. “Ritornelo e imanência”. In: LINS, Daniel; GIL, José. Nietzsche/Deleuze: jogo e música. Rio de Janeiro: Forense Universitária, Fortaleza CE: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2008, p. 125-141.
HARDT, Michael. Deleuze: um aprendizado em filosofia. Trad. Suely Cavendish. São Paulo: Editora 34, 1996.
LAPOUJADE. David. Deleuze, os movimentos aberrantes. Trad. Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze – L’empirisme transcendantal. Paris: PUF, 2009.
SILVA, Cíntia Vieira da. “Pintura e histeria: lógica da sensação e figuras não representativas em Bacon e Deleuze”. In: dois pontos, Curitiba, São Carlos, vol. 11, n. 1, p.145-166, abril, 2014.
TOLLE, Oliver. O nascimento da estética no século XVIII. São Paulo: Editora Clandestina, 2015.
ZOURABICHVILI, François. La littéralité et autres essais sur l’art. Paris: Presses Universitaires de France, 2011.
ZOURABICHVILI, François. “O jogo da arte”. In: LINS, Daniel (org.). Nietzsche/Deleuze: arte, resistência. São Paulo: Forense Universitária, 2007, p. 96-108.
Publicado
2023-12-13
Seção
Estética e Filosofia