Nas trincheiras se faz música, e ela é preta
Resumo
O presente artigo apresenta o entrelaçamento entre a teoria estética desenvolvida por Herbert Marcuse sobretudo nas obras “Eros e Civilização” e “A Dimensão Estética”, e as investigações realizadas por Angela Davis na obra “Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday”. As manifestações culturais negras recebem destaque, salientando a importância do Blues enquanto manifestação estética capaz de exemplificar a “nova sensibilidade” proposta por Marcuse. Partindo das ideias de Davis propõem-se demonstrar a maneira pela qual o gênero musical pode ser tomado como um dos responsáveis por potencializar as significativas transformações na consciência social da classe negra trabalhadora norte-americana. O Blues Clássico feminino recebe destaque a fim de explicitar sua potência de mudança evidenciada através das canções do gênero, para além de evidenciar o poder revolucionário de experiências estéticas.
Downloads
Referências
DAVIS, A. Marcuse’s Legacy. In: ABROMEIT, John; COBB, W. Mark (org.). Herbert Marcuse a Critical Reader. New York: Routledge, 2004.
DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2017.
LOUREIRO, Isabel Maria; MUSSE, Ricardo. (orgs.). Capítulos do marxismo ocidental. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1998.
MARCUSE, Herbert. Pela frente única das esquerdas. In: LOUREIRO, Isabel Maria (org.). Herbert Marcuse: a grande recusa hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999a.
MARCUSE, Herbert. Herbert Marcuse fala aos estudantes. In: LOUREIRO, Isabel Maria (org.). Herbert Marcuse: a grande recusa hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999b.
MARCUSE, Herbert Marcuse. Contra-revolução e revolta. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
MARCUSE, H. “Marxismo e feminismo”. Trad. Mariana Teixeira. Dossiê Herbert Marcuse, Parte 2 (Dissonância: Revista de Teoria Crítica, v. 2, n. 1.2), p. 77-90, junho de 2018.
Copyright (c) 2024 nathalia barroso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.