Semiótica goodmaniana e os modos de presença
Resumo
Desenvolvemos uma primeira aproximação entre a semiótica elaborada por Nelson Goodman e o diagrama dos modos de presença nos fenômenos estéticos contemporâneos de Rodrigo Duarte. Partimos do entendimento de que o modo da irrepresentação se liga à operação simbólica da exemplificação. Explicamos essa ligação, mostrando como o ganho conceitual motiva a investigação presente - a irrepresentação, para além da ligação com a sonoridade, se estabelece como lugar do formalismo estético ligado não só à musicalidade, mas à abstração, e favorece operações simbólicas que exibem suas próprias qualidades, mais do que referenciam objetos externos. Introduzimos conceitos goodmanianos e traçamos paralelos, para além do par exemplificação-irrepresentação. Assim, estabelecemos três outros pares: representação (goodmaniana)-apresentação, descrição-representação (duartiana), referência múltipla-perpresentação. Discutimos a ideia de D'Orey de que a exemplificação marcaria a presença do estético em geral. Defendendo a função catalizadora das operações exemplificativas (em especial, daquelas expressivas), ainda assim argumentamos em favor de nossa posição inicial, mantendo a exemplificação como ligada a um modo específico. As operações de denotação fictícia e representação-como são então apresentadas, abrindo o caminho para uma discussão futura sobre os movimentos entre os modos da irrepresentação e apresentação, indicados pelas setas da pantomima e da música concreta, no diagrama de Duarte.
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