Coreografias dos lugares

perpresentação, improvisação e partilha do sensível

  • Ana Rita Nicoliello
  • Pedro Hussak
Palavras-chave: modos de presença, perpresentação, dança, improvisação

Resumo

O escopo desse artigo é o de mobilizar o aparato conceitual desenvolvido no grupo de pesquisa Modos de presença nos fenômenos estéticos contemporâneos no seio de um processo artístico transdisciplinar em curso. Aliando os conceitos filosóficos, sobretudo o conceito de perpresentação proposto por Rodrigo Duarte, a saberes advindos da prática da improvisação em dança e música, propõe-se uma perspectiva ecológica sobre a partilha do sensível produzida pela arte. A perpresentação é aqui entendida como uma prática artística transdisciplinar que pode favorecer o acesso a aspectos sutis da experiência perceptiva, envelopados num ambiente de excesso de estímulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. do alemão: Guido Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
AÏT-TOUATI, Frédérique; ARÈNES, Alexandra; GRÉGOIRE, Axelle. Terra forma – Manuel de Cartographies Potentielles. Paris: Éditions B42, 2023.
BACHRACH, Asaf. Co-precarity – a reading as practice proposal. Manuscrito não publicado.
BANES, Sally. Terpsichore in sneakers. Post-modern dance. Middletown: Wesleyan University press, 1987.
BARAD, Karen. Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Durham: Duke University Press, 2007.
BARAD, Karen. Quantum Entanglements and Hauntological Relations of Inheritance: Dis/continuities, SpaceTime Enfoldings, and Justice-to-Come. Derrida Today 3.2, Edinburgh University Press, 2010, p. 240–268.
BIGÉ, Emma. Mouvementements. Écopolitiques de la danse. Paris: Éditions La Découverte, 2023.
COCCIA, Emanuele. La Vie des Plantes: Une Métaphysique du Mélange. Paris : Rivages, 2016.
DALY, Ann (ed.). “What has become of postmodern dance?” In The Drama Review, vol. 36, n. 1 (Spring 1992), p. 48-69.
DUARTE, R. “Modos de presença nas manifestações estéticas contemporâneas”. In: HERMANN, N.; RAJOBAC, R. (Org.). A questão do estético: ensaios. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. p. 117-132. 
DUARTE, Rodrigo; ROCHA, Rizzia (orgs.). Modos de presença nos fenômenos estéticos. Belo Horizonte: Relicário, 2023.
FARINELLI, Franco. L’invention de la Terre. Trocy-en-Multien: Èdition Conférence. 2019.
GOUKD, Peter et BAILLY, Antoine, éds. Le pouvoir des cartes. Brian Harley et la cartographie. Paris: Anthropos (Coll. « Géographie »),1995.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado (1978). Tradução Elisabete Carbone Baez. Arte & Ensaio. Rio de Janeiro, v. 17, n. 17, UFRJ, 2008, ISSN: 2448-3338.
MANNING, Erin ; MASSUMI, Brian. Thought in the Act. Passages in the Ecology of Experience. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2014.
MONDZAIN, Marie-José. Confiscação das imagens, da palavra e do tempo (por uma outra radicalidade). Tradução Pedro Corgozinho. Belo Horizonte: Relicário, 2022.
NICOLIELLO, Ana Rita. “Dançar intempestivamente – Notas sobre micropolíticas do movimento”. In Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–22, 2024.
NICOLIELLO, Ana Rita. Chorégraphies des lieux – penser les lieux à partir du mouvement. Manuscrito não publicado.
OLIVEROS, Pauline. Sonic Meditations. Sharon (Vermont): Smith Publications, 1974.
OLIVEROS, Pauline. Deep Listening : A Composer's Sound Practice. New York, Universe, Inc., 2005
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e Política. São Paulo: Ed. 34, 2005.
SCHAFER, R. Murray. The soundscape: our sonic environment and the tuning of the world. Rochester: Destiny Books, 1997.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
TÜRCKE, Christoph. Sociedade Excitada. Filosofia da Sensação. Campinas: Ed. Unicamp, 2010.
Publicado
2025-06-26
Seção
Modos de presença nos fenômenos estéticos