Kafka:
a opacidade semântica do mundo. Um comentário de “Anotações sobre Kafka”, de Theodor Adorno.
Resumo
O objetivo do texto é fazer comentário dos principais conceitos, temas e argumentos filosóficos articulados por Theodor Adorno em seu ensaio “Anotações sobre Kafka”. Trata-se não apenas de apresentar a linha argumentativa do filósofo, mas de extrair consequências e de refletir criticamente sobre a validade determinados posicionamentos. Defendemos a tese de que Adorno emprega três espécies de literalidade em sua leitura do autor tcheco: a linguística, a onírica e a psicanalítica.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. “Aufzeichnungen zu Kafka”. In: Prismen. Kulturkritik und Gesellschaft. Gesammelte Schriften, vol. 10. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.
ADORNO, Theodor W. Ästhetische Theorie. Gesammelte Schriften, vol. 7. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.
FOSTER, Roger, “Adorno on Kafka: Interpreting the Grimace on the Face of Truth”. New German Critique 118, Vol. 40, No. 1, p.175-198.
ROSENFELD, Anatol. “Kafka e o romance moderno”. In: ROSENFELD, A.; FERNANDES, Nanci & GUINSBURG, Jacó (orgs.). Letra e leituras. São Paulo: Perspectiva, 1994, p.41-64.
Copyright (c) 2018 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.