Gesto na/da arte:
Traduções e questionamentos
Abstract
Para além do mero gesto de uma tradição cultural, como o meneio da cabeça, o gesto compõe a arte. Ele acompanha as leituras em voz alta, que tornam presentes aquilo de que trata o poema. Hans Ulrich Gumbrecht evoca esse suporte em reiteradas oportunidades, entre outras quando recupera presença e plenitude no estudo acerca da filosofia de Paul Zumthor. E na dança, na pantomima, na representação teatral? Em que medida o gesto contribui para a imitação? Para a representação? Ao apresentar a tradução de três textos – "Sobre a Pantomima" (1911) de Hugo von Hofmannsthal, a "Carta à dançarina Napierkowska" de Carl Einstein (1911) e excertos de Bertholt Brecht sobre o "gesto social" nas artes cênicas –, pretendo especular as distinções entre pantomima, dança representativa e o princípio do "gesto social" na arte.
Downloads
References
BRECHT, Bertholt. In: Gesammelte Werke. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1967.
EINSTEIN, Carl. “Brief an die Tänzerin Napierskowska”. In: Carl Einstein Werke, Band 1 1908-1918. Berlin: Medusa, 1980. Fls.57-59.
HOFMANNSTHAL, Hugo von. Sämtliche Werke XXXIV: Reden und Aufsätze 3 - 1910-1919. Frankfurt am Main: Fischer, 2009.
SAMÓSATA, Luciano de. “Dança”. Luciano [II]. Tradução do grego, introdução e notas Custódio Magueijo.
Copyright (c) 2019 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.