continuity and correspondence:
two conflicting principles in Walter Benjamin's work
Abstract
From his thesis on German Romanticism to the theses entitled "On the Concept of History," Walter Benjamin questions the idea of continuity, based on linear temporality and deductive logic. This questioning goes through radical postulates such as the total break with tradition and the "continuum explosion", and the destruction of unidirectional linearity is compensated by the construction of more complex models such as images and monads, both privileged by Benjamin for following the principle of correspondence.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. “Pequena história da fotografia”. In: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad.: Sérgio Paulo Rouanet. 8ª ed. revista. São Paulo: Brasiliense, 2012. [Obras escolhidas, v. 1]. p. 97-116.
BENJAMIN, Walter. “Ursprung des deutschen Trauerspiels”. Gesammelte Schriften, Vol. 1. p. 203-430.
BENJAMIN, Walter. „Experiência e pobreza”. In: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad.: Sérgio Paulo Rouanet. 8ª ed. revista. São Paulo: Brasiliense, 2012. [Obras escolhidas, v. 1]. p. 123-128.
BENJAMIN, Walter. „Goethes Wahlverwandtschaften“. Gesammelte Schriften, Vol. 1, p. 123-201.
BENJAMIN, Walter. „O Narrador. Considerações sobre Nicolai Leskov”. In: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad.: Sérgio Paulo Rouanet. 8ª ed. revista. São Paulo: Brasiliense, 2012. [Obras escolhidas, v. 1]. p. 213-240.
BENJAMIN, Walter. A modernidade. Trad. e org. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Organização e apresentação Márcio Seligmann-Silva; tradução Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre: L&PM Editores, 2014.
BENJAMIN, Walter. Briefe. Org. Theodor W. Adorno e Gershom Scholem. Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1966.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: Um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Carlos Martins Barbosa; Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. [Obras escolhidas, v. 3].
BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. Vol. 1. Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1990.
BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. Vol. 5. Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1982.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad.: Sérgio Paulo Rouanet. 8ª ed. revista. São Paulo: Brasiliense, 2012. [Obras escolhidas, v. 1].
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no Romantismo alemão. Tradução, introdução e notas de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1993.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução, apresentação e notas: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 49-79.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Org. Willi Bolle; colaboração na organização Olgária Chain Féres Matos; tradução do alemão Irene Aron; tradução do francês Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Papirus, 1991.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. Monadologia. Trad. Fernando Luiz Barreto Gallas e Souza. Disponível em: https://leibnizbrasil.pro.br/leibniz-traducoes/monadologia.htm.
LOOS, Adolf. “Ornamento e crime”. https://www.archdaily.com.br/br/800467/leituras-essenciais-ornamento-e-crime-por-adolf-loos. Acesso em: 16/06/2019.
SCHLEGEL, Friedrich. O dialeto dos fragmentos. São Paulo: Iluminuras, 1997.
Copyright (c) 2019 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.