Praticas estéticas africanas:
o reconhecimento da afro-modernidades de múltiplos indivíduos.
Abstract
A partir da constatação que ao se reconhecer arte africana, e a própria estética africana, significa reconhecer ‘o outro’ em quanto ser humano negro, o artigo investiga as formas pelas quais esse reconhecimento se dá. O artigo apresenta casos de autodeterminação por parte de artistas e acadêmicos africanos na África contemporânea, e criticamente aborda a introdução do multiculturalismo no mundo das artes, e do ligado mercado cultural, especialmente a partir dos anos 90. Vinte anos depois, ao reviver um segundo momento de deslumbramento com a produção artística negra, a manutenção de um discurso que sustenta uma visão universalista e nega a coexistência de múltiplas modernidades parece continuar inalterada.
Downloads
References
ANTONACCI RAMOS, C.M., 2016. “Magiciens De La Terre”, Vinte E Cinco Anos Depois “Intense Proximité”, Simpósio 2 – A exposição de arte como espaço de comunicação, disponível online em http://anpap.org.br/anais/2016/simposios/s2/celia_maria_antonacci_ramos.pdf acessado agosto 2019 ;
BENJAMIN, W., 1955. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, disponível online em https://philarchive.org/archive/DIATAT ;
BICKERS, P., 1996. Let’s Get Physical: Steve McQueen interviewed by Patricia Bickers, Art Monthly, no 202, December-January 1996-7, p 4 disponível online em https://www.artmonthly.co.uk/magazine/site/article/steve-mcqueen-interviewed-by-patricia-bickers-dec-jan-96-97 acessado agosto 2019;
BIKO, S., 1978. I write what I like, Einemann Educational Publisher, Johannesburg;
BLIGNAUT, C., 2016. Another black curator speaks out, City Press, Johannesburg, disponivel online em https://city-press.news24.com/Trending/another-black-curator-speaks-out-20160520 acessado Agosto 2019;
BLIGNAUT, C., 2016. Black Modernisms – white curator responds, City Press, Johannesburg, disponivel online em https://city-press.news24.com/Trending/black-modernisms-white-curator-responds-20160527acessado Agosto 2019;
BUROCCO, L., 2018. Pólos criativos de Colonialidad no Sul | Creative hubs of coloniality in the south , Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Cultura, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, disponível online em https://gentrilogy.files.wordpress.com/2018/05/laura-burocco-1-05-last.pdf acessado agosto 2019 .
BUROCCO, L 2019. Do not make Africa an object of exploitation again, Black Panther and Afrofuturism themed edition, Image and Text; No 33 disponível online em http://www.imageandtext.up.ac.za/imageandtext/article/view/20;
BUROCCO, L, 2019. Afrofuturismo e Perspectivismo Ameríndio: duas ferramentas para um pensamento decolonial, in Buala, Portal de crítica e documentação de questões pós-coloniais e transatlânticas disponível online em http://www.buala.org/pt/a-ler/afrofuturismo-e-perspectivismo-ameri-ndio-duas-ferramentas-para-um-pensamento-decolonial acessado em agosto de 2019;
COMAROFF, J., COMAROFF J.L., 2012. Theory from the South: Or, how Euro-America is Evolving Toward Africa, Anthropological Forum: A Journal of Social Anthropology and Comparative Sociology, 22:2, 113-131;
COTTER, H., 2008. Out of Africa, Whatever Africa May Be, NY Times, disponível online em https://www.nytimes.com/2008/04/04/arts/design/04flow.html
acessado agosto 2019;
DABIRI, E., 2014. Why I am not Afropolitan, disponivel online em Africa is a Country https://africasacountry.com/2014/01/why-imnot-an-afropolitan/
DEL VESCO, P., 2018. ‘Tutto ció che há valore é senza difese”, Anche le estatue muoiono. Conflitto e Patrimonio, tra antico e contemporâneo, Catalodo da exposição Anche le Statue Muoiono, Museo Egizio de Torino, Fondazione sandretto Re Rebaudengo, Musei Reali Torino, 2018;
ENWEZOR, O., OKEKE-AGULU, C., 2009. Contemporary African Art Since 1980, Damiani; First Edition edition (November 30, 2009);
EZE, C., 2014. Rethinking African culture and identity: the Afropolitan model, Journal of African Cultural Studies, 26:2, 234-247;
FIKEN, L., 2016. Black modernisms and white Trending saviours, City Press, Johannesburg, disponivel online em https://city-press.news24.com/Trending/black-modernisms-and-white-saviours-20160427 acessado em agosto 2019;
FISHER, J., 1996. The Syncretic Turn: Cross-Cultural Practices in the Age of Multiculturalism', in Melina Kalinovska (ed). New Histories, Institute of Contemporary Arts, Boston;
GAMEDZE, T., 2019. Time consciousness, and the Trouble with a Black Aesthetic, ARTTHROB_, disponível online em https://artthrob.co.za/2019/06/25/time-consciousness-and-the-trouble-with-a-black-aesthetic/ acessado agosto 2019 ;
GIKANDI, S., 2006. Picasso, Africa and the schenata of difference, in Beautiful/Ugly: African and diaspora aesthetics, edited by Sarah Nuttall. Duke University Press, pp30-60;
GORDON, L., 2018. Black Aesthetics, Black Value, Public Culture 30:1, Duke Univertisy Press;
GRAY, H., 1995. Watching 'Race': Television and the Struggle for Blackness, University of Minnesota Press, Minneapolis;
GUESMI, H., 2018. The Gentrification of African Studies, Africa is a Country disonivel online em https://africasacountry.com/2018/12/the-gentrification-of-african-studies ;
HARDY, S., SARMIENTO, O., N., 2013. Love and Learning Under the World Bank, The Chimurenga Chronic, April;
KANT, E., 1764. Observations on the Feeling of the Beautiful and Sublime and Other Things disponivel online em : http://people.whitman.edu/~frierspr/9780521884129pre_pi-xlvi.pdf
KAPUR, G., 1994. 'A New Inter Nationalism: The Missing Hyphen', in Global Visions: Towards a New Internationalism in the Visual Arts. Edited by Jean Fisher. (London: Kala Press in association with the Institute of International Visual Arts, 1994), pp.39-49;
KELLNER C., (editor), ALBIO GONZÁLEZ, S., (editor) 2010. Thami Mnyele + Medu Art Ensemble Retrospective, Jacana Media Johannesburg;
KHAN, S., 2011. Doing it for Daddy, Art South Africa – Features, disponível online em https://www.sharlenekhan.co.za/articles/Publications/08. 2006 Art South Africa.pdf acessado agosto 2019;
KOBENA M., 1999. Ethnicity and internationally, Third Text, 13:49, 51-62, DOI:
1080/09528829908576822;
MARTIN, JH, 1989. Magiciens de la Terre, Catálogo de Exposição. Musee National d'art Moderne - Centre Georges Pompidou, editor, Paris;
MBEMBE, A., 2007. ‘Afropolitanism’, in Simon Njami and Lucy Durán (eds.), Africa Remix: Contemporary Art of a Continent, Johannesburg: Jacana Media, pp 26–30 traduzido pelo português por Cleber Daniel Lambert da Silva in Áskesis | v. 4 | n. 2 |
julho/dezembro - 2015| 68 – 71, disponível online em: https://filosofia/ acessado agosto 2019;
MIGNOLO, W., 2011. The Darker Side of Western Modernity: Global Futures, Decolonial Options. Durham: Duke University Press.
MONGEZELELI JOJA, A., 2019. A Black Aesthetic lacks rigour, Mail & Guardian Johannesburg, disponível online em https://mg.co.za/article/2019-04-05-00-a-black-aesthetic-lacks-rigour acessado Agosto 2019;
MONGEZELELI JOJA, A.,2019. A Black Aesthetic: A View of South African Artists (1970-1990), AFRICANAH.ORG, disponível online em https://africanah.org/a-black-aesthetic-a-view-of-south-african-artists-1970-1990/ acessado Agosto 2019;
MDLULI, S., 2019. Black Art: Its place in the sun, Mail & Guardian Johannesburg, disponível online em https://mg.co.za/article/2019-04-26-00-black-art-its-place-in-the-sun acessado Agosto 2019;
MUNANGA, K., 2006. A Dimensão Estética na Arte Negro-Africana Tradicional, em USP Mac Virtual, São Paulo, disponível online em http://www.macvirtual.usp.br/mac/arquivo/noticia/Kabengele/Kabengele.aspacessado agosto 2019;
NUTTAL, S., 2006. Beautiful/Ugly: African and diaspora aesthetics, edited by Sarah Nuttall. Duke University Press;
OKWUNODU OGBECHIE, S., 2008. "Afropolitanism": Africa without Africans, AACHRONYM, disponível online em http://aachronym.blogspot.com/2008/04/afropolitanism-more-africa-without.html acessado agosto 2019;
OKWUNODU OGBECHIE, S., 2010. The Curator as Culture Broker: A Critique of the Curatorial Regime of Okwui Enwezor in the Discourse of Contemporary African Art, AACHRONYM, disponível online em http://aachronym.blogspot.com/2010/06/curator-as-culture-broker-critique-of.html;
RAMOSE, MB, 2002. The ethics of ubuntu. In: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P.J. (eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002, p. 324-330;
RAMOSE, MB., 2011. Sobre a legitimidade e o Estudo da Filosofia Africana, Ensaio Filosóficos, Volume IV – outubro 2011 disponivel online em http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo4/RAMOSE_MB.pdf acessado agosto 2019 ;
SELASI, T., ‘Bye-Bye Babar’, in The Lip, (March 3, 2005), disponível online em http://thelip.robertsharp.co.uk/?p=76 acessado agosto 2019;
STEINHAUER, J., 2017. Painter Barkley L. Hendricks Dies at 72, Hyperallergic, disponivel online em https://hyperallergic.com/373045/painter-barkley-l-hendricks-dies-at-72/;
TAYLOR, Paul C. 2016. Black Is Beautiful: A Philosophy of Black Aesthetics . Malden, MA: Wiley Blackwell;
VOGEL,S., 1991. Africa Explores, New York: Prestel Publications;
WELSH-ASANTE, K., 1994. The African Aesthetic: Keeper of the Traditions, Praeger Ed. – A Estética Africana: guardiã das tradições – Introdução, tradução por Naiara Paula, disponível online em https://www.pequenaeleko.com/single-post/2018/05/14/A-Est%C3%A9tica-Africana-guardi%C3%A3-das-tradi%C3%A7%C3%B5es---Introdu%C3%A7%C3%A3o acessado agosto 2019;
Copyright (c) 2020 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.