The culture manipulation in three moments.
Abstract
This paper offers a preliminary exploration into the culture manipulation in three moments: in the first place by the appropriation of aura by the market; second by the controlling of the information diffusion by the mass media; and, finally, the failure of this control system provoked by the artwork. In these three conjectures, the theory of images is the line that guides the reading Walter Benjamin's work. “The work of art in the age its technological reproducibility”, Vilém Flusser's “Crisis in art?” and the artistic action of Yuri Firmeza on the occasion of his participation in the project “Artista Invasor” at MAC-CE (2006).
Downloads
References
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BAITELLO JR., Norval. e CONTRERA, Malena S. “Na selva das imagens – contribuições para uma arqueologia da imagem”. In: Revista Significação. São Paulo, vol. 33, n. 25, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65623>. Acesso em: 20/06/2019.
BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. Trad. Michael Löwy. São Paulo: Boitempo, 2013.
CAPISTRANO, Tadeu (Org.). Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Trad. Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DUARTE, Rodrigo. Indústria cultural: uma introdução. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
FLUSSER, Vilém. Crise em arte? Não publicado.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac & Naif, 2013.
FREUD, Sigmund. “O inconsciente”. O chiste e sua relação com o inconsciente. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
MATTOS, Geisa. O artista invasor e os códigos do jornalismo cultural. Disponível em: https://www.thefreelibrary.com/%22O+artista+invasor%22+e+os+codigos+do+jornalismo+cultural.-a0306241530. Acesso em: 25/06/2019.
SIMMEL, Geoge. “A metrópole e a vida”. In: VELHO, Otávio G. (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1973.
Copyright (c) 2019 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.