Da teologia à técnica
Benjamin lendo Mallarmé
Abstract
This paper seeks to draw attention to the subtle richness of the Benjaminian reading of Mallarmé in “One-Way Street” and in the essay on technological reproducibility. It isintended to show how the Benjaminian interpretation of “Un coup de dés” and of the aesthetics of “art for art's sake” generated interesting reflections on the crisis of the autonomy of art and the possibility of its overcoming.
Downloads
References
BAUDELAIRE, Charles. Pequenos poemas em prosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. Frankfurt (M): Suhrkamp, 1991.
BENJAMIN, Walter. Werke und Nachlaß. Kritische Gesamtausgabe - Band 16: Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit. Berlin: Suhr-kamp, 2013.
CAMPOS, Augusto.; PIGNATARI, Décio.; CAMPOS, Haroldo. Mallarmé. São Paulo: Perspectiva, 1974.
FRIEDRICH, Hugo. A estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1991.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. “De uma estética da visibilidade a uma estética da tatilida-de” in Limiar, aura, rememoração. São Paulo: 34 Letras, 2014.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Rio de Janeiro: Forense, 1991.
KLUGE, Friedrich. Etymologisches Wörterbuch der deutschen Sprache. Berlin: de Gruyter, 2002
LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A teologia da imagem e o estatuto da pintura. São Paulo: Editora 34, 2004.
LIMA, Luís Costa. Mímesis e modernidade: formas das sombras. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
PAZ, Octavio. Os signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1976.
Copyright (c) 2020 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.