A dança venturosa:
o maxixe como expressividade diaspórica entre a Monarquia e a República brasileira
Abstract
Partindo do livro O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência de Paul Gilroy (2012), este texto tem como objetivo discutir o surgimento do maxixe (dança e gênero musical) como um produto da diáspora negra e seu encontro com a cultura ocidental, via Portugal, ocorrida na segunda metade do século XIX na capital do Império e futura capital da República brasileira, assim como rediscutir a noção de nacional/local e transnacional.
Downloads
References
EFEGÊ, J. Maxixe: a dança excomungada. Rio de Janeiro: Conquista, 1974.
GILROY, P. O Atlântico negro: modernidade e dupla cidadania.2a.Ed. São Paulo:Editora 34, 2012.GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. Cia da Letras: São Paulo, 1997[1792].
HEYWOOD, Linda M. Diáspora negra no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.
KIEFERR, B. Música e dança popular: sua influência na música popular. 3aEd.Porto Alegre: Ed. Movimento, 1990.
LIMA, Edilson V. O enigma do lundu. REVISTA BRASILEIRA DE MÚSICA-ESCOLA D EMÚSICA-UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - v. 23/2,2010.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2007.
MACHADO, Cacá. Batuques: mediadores culturais no século XIX. In História e Música no Brasil. Morais, José G. Vinci de & SALIBA, Elias T. (Org.).S ão Paulo: Alameda/FAPESP, 2010.
MATÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6a Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ,2009.
RUSSEL-WOOD, John. História do Atlântico português. São Paulo: UNESP, 2015.SANTOS, Boaventura de S. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
SALIBA, E. T. Raízes do Riso. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
SANDRONE, C.Feitiço decente. Transformações do samba no Rio de Janeiro(1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
SCHWARCZ, L. M. E espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
SCHWARCZ, L. M. e COSTA, Ângela Marques da.1890-1914-No tempo das certezas.São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
WALLERSTEIN, Immanuel. O universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.