T. W. Adorno e a dialética da expressão na música
Abstract
Adorno understood the artistic phenomenon of expression as a “phenomenon of interference” between the mimetic element and the technique. In music’s case, expression would respond for the force of the particular in its dialectical tension with the universal, which is determinant for the elucidation of the utopian meaning of the idea of a musique informelle: “To make things of which we do not know what they are.” This article aims to show that we can allow a primacy of expression in Adorno.
Downloads
References
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Ästhetische Theorie. Gesammelte Schriften. Bd. 7. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997a.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Vers une musique informelle. Quasi una fantasia. Trad. Eduardo Socha. São Paulo: Unesp, 2018a.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Por que é difícil a nova música. Trad. Flávio R. Kothe. In: COHN, G. (org.). Adorno. Col. Grandes Cientistas Sociais, vol. 54. São Paulo: Ática, 1986.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Música e nova música. Quasi una fantasia. Trad. Eduardo Socha. São Paulo: Unesp, 2018b.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Über jazz. Gesammelte Schriften. Bd. 17. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997b.
ANDRADE, Mario de. O artista e o artesão. O baile das quatro artes. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1975.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
BAUDELAIRE, Charles. Les fleurs du mal. Paris: Garnier, 1959.
CHADWICK, Nick. Mátyás Seiber’s Collaboration in Adorno’s Jazz Project, 1936. The British Library Journal, vol. 21, nº 2, 1995, p. 259-88.
FICHTE, Johann Gottlieb. Moral para eruditos. Preleções públicas na Universidade de Jena 1794-95. Organização, tradução, introdução e notas de Ricardo Barbosa. São Paulo: LiberArs, 2019.
KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. Rodrigo Naves e Ricardo Terra. São Paulo: Brasiliense, 1986.
KOLISCH, Rudolf. Tempo und Charakter in Beethovens Musik. Musik-Konzepte, 76/77, 1992.
KOLISCH, Rudolf. Tempo and Character in Beethoven’s Music. The Musical Quarterly, vol. 77, nº 1, 1993, p. 90-131.
SCHILLER, Friedrich. Schillers Werke. Nationalausgabe. 2. Band. Teil I: Gedichte in der Reihenfolge ihres Erscheinens 1799-1805. Ed. Norbert Oellers. Weimar: Hermann Böhlaus Nachfolger, 1983.
SOCHA, Eduardo. Música informal. Perspectivas atuais do conceito adorniano. Kriterion, nº 139, 2018, p. 133-156.
WALBORN, Stephen P. Interferência da luz, arte e computação. Ciência e cultura. Vol. 67, nº 3, 2015, p. 38-43.
WELLMER, Albrecht. Wahrheit, Schein, Versöhnung. Adornos ästhetische Rettung der Modernität. Zur Dialektik von Moderne und Postmoderne. Vernunftkritik nach Adorno. Frankfurt amMain: Suhrkamp, 1985, p. 9-47.
Copyright (c) 2020 Ricardo Barbosa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.