Rua de mão dupla:
Passagens entre a arte e a publicidade.
Abstract
Reclame, publicidade, propaganda. A despeito das nuances semânticas, todos esses termos aparecem nos escritos de Walter Benjamin para iluminar a via de mão dupla aberta entre a arte e a técnica, notadamente a partir de meados do século XIX. Ao longo de deambulações propedêuticas pelas ruas de Berlim ou Paris, jornais, revistas, cartazes, panfletos e luminosos conquistam o interesse e a atenção do autor como elementos decisivos em sua apresentação alegórica da modernidade capitalista. Assim, enquanto em Rua de mão única, o reclame é evocado em paralelo com o declínio da forma tradicional do livro impresso, no trabalho das Passagens suas figuras anunciam nada menos que o “cotidiano da utopia”. Neste ponto em particular, sua teoria distingue-se tanto da contrapropaganda de Marcuse, quanto das críticas de Adorno à indústria cultural.
Downloads
References
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ARAGON, Louis. O Camponês de Paris. Tradução: Flávia Nascimento.Rio de Janeiro: Imago, 1996.
BENJAMIN. Obras escolhidas II: Rua de mão única. Tradução: Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1995.
BENJAMIN. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986. Apresentação: Jeanne Marie Gagnebin. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet.
BENJAMIN. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. Organização: Willi Bolle. Colaboração: Olgária Chain Féres Matos. Tradução do alemão: Irene Aron. Tradução do francês: Cleonice Paes Barreto Mourão.
BENJAMIN. Origem do drama trágico alemão. Tradução: João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013a.
BENJAMIN. O capitalismo como religião. Organizador: Michael Löwy. Tradução: Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013b.
BRETON, André. Manifestos do Surrealismo.Tradução: Sérgio Pachá.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2001.
BRETAS, Aléxia. Do romance de artista à permanência da arte: Marcuse e as aporias da modernidade estética. São Paulo: Annablume / Fapesp, 2013.
BRETAS, Aléxia. “Imagens do Pensamento em Walter Benjamin”. Artefilosofia (UFOP), v. 6, p. 63-73, 2009.
CHÉNIEUX-GENDRON, Jacqueline (org). “Il y aura une fois”: Une anthologie du Surréalisme. Paris: Gallimard, 2003.
CHRISTIN, Anne-Marie (org).Histoire de l’écriture: de l’idéogramme au multimédia. Paris: Flammarion, 2012.
DARNTON, Robert. O Iluminismo como negócio: história da publicação da Enciclopédia 1775-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
DARNTON, Robert. Os best-sellers proibidos da França Pré-revolucionária. São Paulo: Companhia das letras, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Image-Malice: Histoire de l’art et casse-tête du temps”, in:Devant le temps. Paris: Les Editions de Minuit, 2000.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. “De uma estética da visibilidade a uma estética datatibilidade”, in:Limiar, aura e rememoração: Ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Ed. 34, 2014.
KANGUSSU, Imaculada. Leis da liberdade: a relação entre estética e política na obrade Herbert Marcuse. São Paulo: Ed. Loyola, 2008.
LUCKERT, Steven; BACHRACH, Susan. State of Deception: The Power of Nazi Propaganda. Washington DC: United States Holocaust Memorial Museum, 2009.
MACHADO, Francisco A. Pinheiro. Imagem e consciência da história: pensamento figurativo em Walter Benjamin. Tradução: Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2013.
MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. Tradução: Maria Cristina Vidal Borba. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
MCLUHAN, Marshall. The Gutenberg Galaxy. Toronto: University of Toronto Press, 2011.
MÜLHAUPT, Freya. John Heartfield: Zeitausschnitte Fotomontagen 1918-1938. Berlim: Hathe Cantz, 2009.
OTTE, Georg; SEDLMAYER, Sabrina; CORNELSEN, Elcio (orgs). Limiares e passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
SCHWEPPENHÄUSER, Hermann. “Kapitalismus als Religion. Eine Aufzeichnung Benjamins 1921”, in: HILLGÄRTNER, Herald; KÜPPER, Thomas (orgs).Medien undÄsthetik. Festschift für Burkhardt Lindner.Bielefeld, 1992.
STEINER, Uwe.“Kapitalismus als Religion”, in: LINDNER, Burkhart.BenjaminHandbuch. Metzler, 2006.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.