Elementos de Pragmática Musical:
A Ação Linguística do Leitmotiv e da Fórmula.
Abstract
O presente artigo deseja estudar a questão da música enquanto linguagem e como seria a sua ação linguística dentro do campo da comunicabilidade e das mediações. Para isso, utilizando as ideias da Filosofia Analítica da Linguagem (especialmente Ludwig Wittgenstein, J. L. Austin e John Searle), serão analisados dois elementos da linguagem musical de épocas distintas e antagônicas: o leitmotiv (com enfoque em O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner) e a fórmula (com enfoque em Licht, de Karlheinz Stockhausen). A ideia aqui é verificar a autonomia da linguagem musical bem como as suas possibilidades de lógica ilocucionária.
Downloads
References
ARMENGAUD, F. A Pragmática. São Paulo: Parábola, 2006.
AUSTIN, J. L. How to do Things with Words. Cambridge: HUP, 1975.
BANDUR, M. “The Composition of Meaning: Construction and Semantics in Karlheinz Stochausen’s Luzifer-Gruss vom Samstag aus Licht”. Perspectives of New Music. Vol 37, nº 1, Seattle: UW, 1999.
KOHL, J. “Into the Middleground: Formula Syntax in Stockhausen’s Licht”. Perspectives of New Music. Vol 28, nº 2, Seattle: UW, 1990.
MONTAGUE, R. “Universal Grammar”. Theoria. v. 36, n. 3. Suécia, dezembro/1970.
RAJAGOPALAN, K. Nova Pragmática. São Paulo: Parábola, 2010.
RANTA, A. “Type theory and Universal Grammar”. Philosophia Scientiae. CS. 6, Nancy: Nancy 2, setembro/2006.
SEARLE, J. R. Speech Acts. Cambridge: CUP, 1976.
SEARLE, J. R. Expressão e Significado. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SEARLE, J. R. & VANDERVEKEN, D. Foundations of illocutionary logic. Cambridge: CUP, 2009.
SHANKER, S. G. Wittgenstein and the Turning-Point in the Philosophy of Mathematics. Albany: SUNY, 1987.
SOWA, J. F. “The Role of Logic and Ontology in Language and Reasoning” (preprint articledo capítulo 11 de POLI, R. & SEIBT, J. (org.). Theory and Applications of Ontology. Berlin, Springer, 2010), 2010. Disponível em: http://www.jfsowa.com/pubs/rolelog.pdf.
STOCKHAUSEN, K. “Multiformale Musik”. In: Texte zur Musik 1977-1984 (vol. 5 –Komposition). Cologne: Dumont Buchverlag, 1989.
SWAIN, J. P. “The Range of Musical Semantics”. The Journal of Aesthetics and Art Criticism. Vol. 54 nº 2. Malden: Blackwell-ASA, 1996.
VON WOLZOGEN, H. Guide Through The Music of R. Wagner’s “The Ring of the Nibelung”. Leipzig: F. Reinboth, 1904.
WAISMANN, F. Ludwig Wittgenstein and the Vienna Circle. Oxford: Basil Blackwell, 1979.
WAGNER, R. “Opera and Drama”. In: Richard Wargner’s Prose Works. Vol. 2. London: Kegan Paul, Trench, Trübner & Co, 1893.
WITTGENSTEIN, L. Fichas (Zettel). Lisboa: Edições 70, 1989a.
WITTGENSTEIN, L. Lectures on the Foundations of Mathematics: Cambridge 1939 (editado por Cora Diamond). Chicago: UCP, 1989b.
WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
WITTGENSTEIN, L. Gramática Filosófica. São Paulo: Loyola, 2003.
WITTGENSTEIN, L. Observações Filosóficas. São Paulo: Loyola, 2005.
WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. In: Major Works. N. Y.: Harper, 2009.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.