LYGIA CLARK NA SOLIDÃO DA FRONTEIRA ENTRE A ARTE, A PSICANÁLISE E A FILOSOFIA
Abstract
Este texto trata da transdisciplinaridade e sua relação nos trabalhos de Lygia Clark, artista que atua em diversos campos do conhecimento e cria abordagens e pontos de contato entre saberes aparentemente independentes. Lygia parece estar preocupada não só com a história da arte, mas principalmente com os limites (ou ausência de limites) do campo da arte e com o sentido da existência humana. Seus trabalhos atuam na fronteira entre vários saberes e, a partir deles, podemos perceber os vestígios dos discursos da arte, da ciência e da filosofia se encontrando em suas obras. Essa opção implica alguns momentos de solidão, em que ela já não se localiza totalmente no campo da arte, e ao mesmo tempo não habita totalmente a psicanálise. É o que chamamos de “solidão da fronteira”, típica de quem questiona o conhecimento estabelecido.
Downloads
References
ARGAN, G.C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ARGAN, G.C. Arte e crítica da arte. Lisboa: Estampa, 1988.
CLARK,L. Catálogo Geral. Barcelona: Fundação AntoniTápies, 1998.
DELEUZE,G. Bergsonismo. Rio de Janeiro: 34, 1999.
DELEUZE,G.;GUATTARI,F. O que é Filosofia?Rio de Janeiro: 34, 1993.
ECO,U. A obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976.
GULLAR,F. Etapas da arte contemporânea. Rio de Janeiro: Revan, 1999.
JAPIASSÚ,H. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981.
KOIRÉ,A. Estudos da História do Pensamento Científico. Rio de Janeiro: Forense, 1982.
PROUST,M. Em busca do tempo perdido. Rio de Janeiro: Globo, 1983.
SARTRE,J.P. Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1987.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.