Rancière:
história, narrativa, indiferença.
Abstract
O presente artigo procura mostrar que Rancière articula o problema da História com a ficção, ao mostrar que, em grande medida, toda construção discursiva que visava dar um sentido à história articulando os fatos em direção a uma meta é o resultado de uma analogia com as regras de estruturação da narrativa do regime representativo das artes, a qual dava um primado da ação sobre a passividade no sentido de encontrar um desenlace final. Rancière sustenta que no século XIX, a circulação do romance operou uma transformação nas regras de verossimilhança ao introduzir o que ele chama de palavra muda que, ao invés de estruturar-se com base na trama, produzia uma suspensão na temporalidade, o que produz outra dimensão estética, o ne rien faire.
Downloads
References
AGAMBEN,G.Profanaciones.Trad.EdgardoDorby.Barcelona:Anagrama, 2005.
RANCIÈRE, J. Lespectateur émancipé. Paris:Fabrique, 2009.
RANCIÈRE, J. La nuit des prolétaires: achivesdurêveouvrier.Paris: Fayard,2012.(CollectionPluriel).
RANCIÈRE, J. Aisthesis.Paris:Galilée,2011.
RANCIÈRE, J. Malaise dans l’esthétique. Paris:Galilée,2004.
RANCIÈRE, J. LePartagedusensible.Paris:Fabrique,2014.
RANCIÈRE, J. O Mestre ignorante: cinco lições de emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
RANCIÈRE, J. La haine de la démocratie Paris: La fabrique, 2005.
RANCIÈRE, J. La parole muette. Paris:Fayard,2010.(CollectionPluriel).
RANCIÈRE, J. Figuresdel’histoire.Paris:Puf,2012.
RANCIÈRE, J. Lamésentente.Paris:Galilée,1995.
RANCIÈRE, J. O desentendimento. Trad. Angela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 34,1996.
RANCIÈRE, J. Les écarts du cinéma.Paris:La Fabrique, 2011.
RANCIÈRE, J. As distâncias do cinema. Trad. Estela dos Santos Abreu. RiodeJaneiro: Contraponto, 2012.(Coleção Artefíssil).
RANCIÈRE, J. Aux bords du politique .Paris: Galimard, 2012.
LYOTARD. J. F. L'inhumain: causeries sur temps. Paris: Galilée,1993.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.