Adorno, Beethoven

O tipo intensivo como imagem dialética do idealismo alemão

  • João Paulo Andrade Unicamp
Palavras-chave: Theodor W. Adorno, Estética materialista, Idealismo alemão, Parentesco originário, Tipo intensivo de Beethoven

Resumo

O artigo apresenta uma reconstrução das relações de parentesco originário (urverwandt) no chamado tipo intensivo de Beethoven, formulado por Theodor W. Adorno em seu livro inacabado sobre o compositor. O texto demonstra que o conceito de material musical do tipo intensivo estaria imbuído de uma miríade de conexões o horizonte filosófico do pensamento alemão. Com isso, é ambicionada uma exposição que pondere a importância da aproximação entre Hegel e Beethoven. Em vez de insistir nessa tese certa, é demonstrada a presença de Kant no tipo intensivo e busca-se traçar relações com o pós-kantismo. O eixo central do texto consiste na aproximação da lógica musical de Beethoven com (i) a Revolução Burguesa e com (ii) a virada do paradigma da construção de conceitos, oriundo de Kant, para o paradigma da dialética, formulado por Hegel. Assim, o texto apresenta o tipo intensivo em parentesco originário não com o pensamento hegeliano, mas como imagem dialética que condensa todo o idealismo alemão.

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Publicado
2022-05-15