O Fatzer de Brecht e o Fatzer de Müller
Abstract
O artigo aborda a versão de Heiner Müller para o Material Fatzer, de Bertolt Brecht, a qual foi publicada com o título de O declínio do egoísta Johann Fatzer. Discute-se a relação do Fatzer com o gênero brechtiano da peça de aprendizagem (Lehrstück), bem como sua atualidade no contexto do ressurgimento do terrorismo na Alemanha dos anos 1970, com o intuito de verificar o alcance do questionamento dos pressupostos artísticos e históricos do teatro pedagógico encontrado por Müller no esboço de Brecht.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1991.
BENJAMIN, Walter. “Anotações de Svendborg. Verão de 1934”. in Viso –Cadernos de Estética Aplicada n. 9.
BRECHT, Bertolt. Fatzer, in Werke. Große kommentierte Berliner und Frankfurter Ausgabe, Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1988, Band 10.
BRECHT, Bertolt. O declínio do esgoísta Johann Fatzer. Organização de Heiner Müller e tradução de Christine Rohring, São Paulo, Cosac Naify, 2001.
GATTI, Luciano. “A medida, de Brecht. Um exercício de postura”. In: Literatura e Sociedade, v. 15, 2011.
LEHMANN, Hans-Thies. „Versuch über Fatzer“, in Das Politische Schreiben. Essays zu Theatertexten. Berlin, Theater der Zeit, 2002.
LEHMANN, Hans-Thies. Kleist/Versionen”, Das Politische Schreiben. Essays zu Theatertexten. Berlin, Theater der Zeit, 2002.
LEHMANN, Hans-Thies. “Zwischen Monolog und Chor. Zur Heiner Müllers Dramaturgie”, in Das Politische Screiben. Berlin, Theater der Zeit, 2002.
MAUBACH, Bernd, “Eine Frage der Form. Müllers 'Fatzer'-Inszenierung für den Rundfunk der DDR”, in MÜLLER SCHOLL, Nikolaus; GOEBBELS, Heriner. (Hrsg.), Heiner Müller sprechen, Berlin, Theater der Zeit, 2009.
MÜLLER, Heiner. Werke. Frankfurt am Main, Suhrkamp, 2008.
MÜLLER, Heiner. Gesammelte Irrtümer 1-3, Frankfurt am Main, Verlag der Autoren, 1986-1994.
MÜLLER, Heiner. Medeamaterial e outros textos, São Paulo,Paz e Terra, 1993.
MÜLLER, Heiner. O espanto no teatro. OrganizaçãodeIngrid Koudela. São Paulo, Perspectiva, 2003.
SZONDI, Peter. Theorie des modernen Dramas, in Schriften I, Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1978.
WILKE, Judith. Brechts “Fatzer” Fragment. Lektüren zum Verhältnis von Dokument und Kommentar. Bielefeld, Aisthesis Verlag, 1998.
STILMARK, Hans-Christian. “Zur Kleist-Rezeption Heiner Müllers”, in Kleist-Jahrbuch, Stuttgart, Metzler, 1991.“Brecht, Kleist und die deutsche Realität. Aus einem Gespräch mit Karge, Langhoff und Heiner Müller”, in Theater Heute, 4/1978.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.