Iannis Xenakis y el arte volcado a la ciudadanía. Música para los ojos y urbanismo contemplativo
Abstract
O presente trabalho descreve a música do compositor franco-grego segundo dois eixos: a vocação urbana e política do trabalho artístico e o domínio da contemplação, inclusive na música, nas artes. Sob esta perspectiva, e sendo um dos compositores mais emblemáticos da música contemporânea, seu trabalho se inscreve numa tradição clássica, de caráter platônico: aquela que, observando a harmonia do cosmos pode reproduzir a inteligência universal, ordenando os assuntos da alma e da polis. Este mesmo gesto auroral da filosofia é posto em obra por Iannis Xenakis.
Downloads
References
ALAIN PATRIK, Olivier. Hegel et la Musique, Honoré Champion Editeur, Paris, 2003.
DELALANDE, François; GAYAOU, Évelyne, «Xenakis et la GRM» en Salomos, Makis (Editor), Presences de Iannis Xenakis, Cdmc, Paris, 2001.
DERRIDA, Jacques. La dissémination, Éditions de Seuil, París, 1972.
MARTIN, Henri. Etudes sur le Timée de Platon, Vrin, Paris, 1981.
MATOSSIAN Nouritza. Iannis Xenakis, Fayard/Fondation Sacem, Paris, 1981.
KANACH, Sharon. Musique de l’architecture, Editions Parenthèses, Marsella, 2006.
PAPARRIGOPOULOS, Kostas. Divergences and convergentes between Xenakis and Cage’s indeterminism, Actas de Xenakis Internacional Simposium, London, 2011. Extraído el 8/10/2012 de http://www.gold.ac.uk/media/10.1%20Kostas%20Paparrigopoulos.pdf
PARDO, Carmen. “Le rôle de l’abstraction chez Iannis Xenakis“ en Salomos, Makis (Editor) Presences de Iannis Xenakis, Cdmc, Paris, 2001.
PLATÓN. Fedro, Editorial Gredos, Madrid, 1997.
PLATÓN. Timeo, Editorial Gredos, Madrid, 1992.
PLATÓN. La República, Editorial Gredos, Madrid, 1988.
REVAULT D’ALLONES, Olivier. Les Polytopes, Balland, Paris, 1975.
SALOMOS, Makis, “Du projet Bartokien au son. L’évolution du jeune Xenakis“ en Salomos, Makis (Editor), Presences de Iannis Xenakis, Cdmc, Paris, 2001.
XENAKIS, Iannis. Arts/Sciences Alliages, Casterman, Paris, 1979.
XENAKIS, Iannis. “Éléments sur les procédés probabilistes (stochastiques) de composition musicale” en Kéleütha, L’Arche, París, 1994.
XENAKIS, Iannis. La voie de la recherche et la questionen Kéleütha, L’Arche, París, 1994.
XENAKIS, Iannis. “Diatope: une musique à voir” en Xenakis, Iannis, Musique de l’architecture,Casterman, Paris, 1971.
XENAKIS, Iannis.“Espaces et sources d’auditions et de spectacles“ en Xenakis, Iannis, Musique de l’architecture, Casterman, Paris, 1971.
XENAKIS, Iannis. “L’architecture et la ville japonaise” en Musiquede l’architecture, Casterman, Paris, 1971.
XENAKIS, Iannis. “La ville cosmique”en Xenakis, Iannis, Musique de l’architecture, Casterman, Paris, 1971.
XENAKIS, Iannis. “Notes sur un ‘geste électronique’”en Xenakis, Iannis, Musique de l’architecture, Casterman, Paris, 1971.
XENAKIS, Iannis. “Problèmes de la musique grecque” en Salomos, Makis (Editor), Presences de Iannis XenakisCdmc, Paris, 2001.
XENAKIS, Iannis. Musiques Formelles, Editions Stock, París, 1981.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.