Deleuze:
Beckett, Leibniz
Abstract
O artigo examina a interpretação que Gilles Deleuze oferece para a obra televisiva de Samuel Beckett, especialmente para uma delas, Quad. Através do contraponto entre seus comentários de Beckett e de Leibniz, mostra-se que Deleuze mobiliza um conceito de linguagem que pode ser recusado a partir de uma leitura do próprio texto de Beckett.
Downloads
References
ADORNO, Theodor. “Towards anUnderstanding of Endgame”. In: Twentieth Century Interpretations of Endgame. Editado por Bell Gale Chevigny. New Jersey: Prentice-Hall, 1969, pp. 82-114.
BECKETT, Samuel. Quad et autres pièces pour la télévision. Paris, Les Éditions de Minuit, 1992.
BECKETT, Samuel. Fin de partie. Paris: Les Éditons de Minuit, 1971.
BECKETT, Samuel. O despovoador e Mal visto mal dito. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. Prefácio de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2008.
BECKETT, Samuel. Molloy. Three Novels. New York: Grove Press, 1958.
BECKETT, Samuel. Malone dies. In: Three Novels by Samuel Beckett. New York: Grove Press, 1958.
BECKETT, Samuel. Malone morre. tradução de Paulo Leminski. São Paulo, Editora Brasiliense, 1986.
BECKETT, Samuel. L’image. Paris: Les Éditions de Minuit, 1988.
BLANCHOT, Maurice –“Où maintenant? Qui maintenant?”. In: Le livre à venir. Paris, Gallimard, 1959, pp. 286-295.
DELEUZE, Gilles–L’Épuisé. In: Quad et autres pièces pour la télévision, de Samuel Beckett. Paris, Les Éditions de Minuit, 1992.
DELEUZE, Gilles–L’Épuisé. Le pli. Leibniz et le barroque. Paris: Les Éditions de Minuit, 1988.
DELEUZE, Gilles–L’Épuisé. “Gaguejou”. In: Crítica e clínica. Tradução de PeterPál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997, pp. 122-129.
DELEUZE, Gilles–L’Épuisé. “Bartleby, ou a Fórmula”. In: Crítica e clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997, pp. 80-103.
DELEUZE, Gilles; GUATARI, Felix –Kafka. Por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
FICHANT, Michel . “L’invention métaphysique” -Introdução ao Discurso de metafísica. Paris: Gallimard, 2004, pp. 7-140.
FRIEDMANN, Georges. Leibniz et Spinoza. Paris: Gallimard, 1962.
GENDRON, Sarah. “A Cogito for the Dissolved Self": Writing, Presence, and the Subject in the Work of Samuel Beckett, Jacques Derrida, and Gilles Deleuze” Journal of Modern Literature. Volume 28, N. 1, 2004, pp. 47-64.
ISRAEL, Jonathan. Radical Enlightenment. Philosophy and the Making of Modernity 1650-1750. Oxford, New York: Oxford University Press, 2001.
LEIBNIZ, G. W. Die philosophischen Schriften von G.W. Leibniz, ed. C.J. Gerhardt, 7 vols., Berlin, 1875-1890, reedição Georg Olms, Hildesheim, 1965.
LEIBNIZ, G. W. Discours de métaphysique et correspondance avec Arnauld. Ed. por Georges Le Roy. Paris: Vrin, 1988.
LEIBNIZ, G. W. Nouveaux essais sur l’entendement humain. Paris: Flammarion, 1990.
LEIBNIZ, G. W. Essais de Théodicée. Paris: Flammarion, 1969.
LEIBNIZ, G. W. Opuscules et Fragments inédits de Leibniz. Editado por Louis Couturat. Paris, 1903.
LOPES DOS SANTOS, Luiz Henrique. “Leibniz e a questão dos futuros contingentes”. In: Analytica, vol. 3, n. 1, 1996, pp. 91-121.
WELLERSHOFF, Dieter. “Toujours moins, presque rien”. In: Cahier de L’Herne Samuel Beckett. Paris: Éditions de l’Herne, 1976, pp. 123-147.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.