Teatro performativo e a cidade como território
Abstract
O artigo apresenta uma reflexão sobre práticas criativas artísticas que nascem da ocupação dos espaços urbanos. Tendo por foco a discussão sobre a noção de teatro performativo, o texto aborda o teatro de rua e a ideia de intervenção urbana. O texto utiliza referências do campo do urbanismo, entre as quais se destaca a noção de fluxo, tendo como eixo a noção da cidade como dramaturgia.
Downloads
References
AUGÉ, Marc. 1994. Los "No Lugares". Espacios del anonimato (Una antropología de la sobre modernidad). Gedisa: Barcelona, 1998.
CANCLINI, Nestor García. Imaginarios urbanos. Eudeba:Buenos Aires, 2005.
CARREIRA, André. “Teatro de rua: mito e criação no Brasil”, in ARTCultura, UFU, nº 2 V.1, 2000.
CARREIRA, André. “Teatro de rua como apropriação da silueta urbana: hibridismo e jogo no espaço inóspito”,in Trans/Form/Ação, São Paulo, 24: 1-309, 2001.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FERAL, Josette. Acerca de la teatralidad. Buenos Aires: Nueva Generación, 2003.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SCHECHNER, Richard. Environmental Theater. New York:Applause, 1994.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.