Histórias de fantasmas para adultos:

as imagens segundo Georges Didi-Huberman

  • Eduardo Jorge

Abstract

Georges Didi-Huberman retoma, a partir de Aby Warburg, toda uma concepção de Atlas para ler por um viés anacrônico a questão das imagens. Assim, a proposta deste trabalho é ler uma “vizinhança” de artistas, escritores e pensadores elaborada por Didi-Huberman para constituir uma operação crítica de diante das idas e vindas das imagens. Enfim, da suas zonas de intermitência entre as noções de “detalhe” e de “montagem”, na expansões do ethos apolíneo no pathos dionisíaco.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AUGÉ, Marc; DIDI-HUBERMAN, Georges; ECO, Umberto. L’éxperience des images. Paris: INA, 2011a.

BATAILLE, Georges. A mutilação sacrificial e a orelha cortadade Van Gogh. Lisboa: Assírio e Alvim, 1994.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

BORGES, Jorge Luis. Atlas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010c.

CHARCOT, Jean-Martin, RICHER, Paul. Les démoniaques dans l’art. Paris: Macula, 1984.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Échantilloner le chaos. Aby Warburg et l’atlas photographique de la Grande Guerre. Études Photographiques. Nº27, Mai, 2011b. Paris: Societé Française de Photographie, p. 6-48.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011c.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ¿Cómo llevar el mundo a cuestas?Madrid: Reina Sofía, 2010a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontages du temps subi. L’Œil de l’histoire, 2. Paris: Les Éditions de Minuit, 2010d.

DIDI-HUBERMAN, Georges. L’image ouverte. Motifs de l’incarnation dans les arts visuels. Paris: Gallimard, 2007a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. À la recherche du temps agi. La Peinture en actes. Gestes et manières dans l’Italie de la Renaissance. Arles: ActesSud, 2007c. p. 11-15.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Image. Objet Beckett. Paris: Centre Georges Pompidou, 2007d. pp. 113-127.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La invención de la histeria. Charcot y la iconografía fotográfica de la Salpêtrière. Madrid: Cátedra, 2007b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La imagen mariposa. Barcelona: Mudito & Co, 2007c.

DIDI-HUBERMAN, Georges. L’image survivante. Histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg, 2002a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna. Essai sur le drapé tombe. Paris: Gallimard, 2002b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Génie du non-lieu. Air, Poussière, Empreinte, Hantise. Paris: Les Éditions de Minuit, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La ressemblance informe. Ou le gai savoir visuel selon Georges Bataille. Paris: Macula, 1995.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant l’image. Paris: Les Éditions de Minuit, 1990.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La peinture incarnée. Paris: Les Éditions de Minuit, 1985.

MALDINEY, Henri. Parole, Regard, Espace. Paris: L’Âge d’homme, 1994.

NIETZSCHE, Friedrich. Cinco prefácios para cinco livros não escritos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

SIMMEL, Georg. La tragedie de la culture et autres essais. Paris: Rivages, 1993.

TESSLER, Elida; SOUSA, Edson; SLAVUTZKY, Abrão. A invenção da vida. Arte e Psicanálise. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001.

WARBURG, Aby. La naissance de Vénus et Le printemps de Sandro Botticelli. Paris: Allia, 2007.

Published
2017-04-20
Section
Filosofia e história da arte