FILOSOFIA E MÚSICA:
Uma inflexão conceitual no pensamento de Schopenhauer e a música de Brahms
Abstract
This article discusses a inflection in Schopenhauer's thought about subjetct, will and matter and the implications of this in his metaphysics of music. All this is referred illustratively to the first symphony of Brahms.
Downloads
References
BHAGAVAD GITA. Der Gesang des Erhabeben.Trad. do sânscrito para o alemão de Michael von Brück. Frankfurt/Leipzig: Verlag der Weltreligionen, 2007.
BARBOZA, J.A metafísica do belo de Arthur Schopenhauer. São Paulo: Humanitas, 2001.
SCHOPENHAUER. “Über die vierfache Wurzel des Satzes vom zurreichenden Grunde”. In: Sämtliche Werke (I). Edição de Arthur Hübscher. Wiesbaden: F.A.Brockhaus, 1972.
SCHOPENHAUER. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Edunesp, 2005.
SCHOPENHAUER. Werke in Fünf Bänden (II). Edição de Ludger Lütkhaus. Zürich: Haffmans, 1988.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.