Música e cosmovisão

Defesa de uma perspectiva historicista e do construtivismo regulado

  • Adriano Kurle Universidade Federal de Mato Grosso

Abstract

Este artigo visa sustentar duas hipóteses: a primeira, que as práticas e composições musicais de uma cultura incluem sob si a cosmovisão da cultura que a gera. A segunda, de que, diante de outras possíveis cosmovisões, a concepção histórico-construtivista regulada é a que melhor abarca a diversidade cultural de cosmovisões. Apresento primeiro uma breve descrição das tipificações das concepções de cosmovisão musical, que se dividem (por meio de simplificação) em cinco: primeiro, os três tipos miméticos, que são o animismo, o realismo metafísico e o realismo naturalista; segundo, os tipos expressionistas, a saber, o construtivismo contingente e o construtivismo regulado. Depois, entramos na discussão mais específica, em que apresento (2) o problema da relação natureza-percepção, a partir de breve discussão da identidade de oitava e da relação consonância-dissonância; (3) uma análise crítica das cosmovisões realistas e miméticas da música; (4) uma abordagem da cosmovisão do construtivismo historicista; (5) uma defesa do historicismo construtivista regulado. Concluo defendo a concepção construtivista-historicista como mais aberta à adaptação e à evolução musical.

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Published
2023-12-13
Section
Philosophy and art