O Acontecimento poiético
A arte em vias de se fazer
Abstract
Em 1937, no College de France, Paul Valéry introduzia de maneira provocativa uma nova ciência, cujo objeto - as relações que se estabelecem entre a obra e o artista no momento da criação - desafiava a obscuridade que tradicionalmente vela as condutas criativas. A ‘poiética’, enquanto perspectiva crítica sobre a instauração da arte, envolve a fenomenologia e a ontologia, a sociologia e a psicologia, a antropologia e a história, numa tentativa de atingir o gesto sempre renovado, sempre singular, de compor figuras capazes de resistir ao tempo.
O presente projeto aspira a problematizar algumas dimensões fundamentais desse campo de pesquisa a partir de uma aproximação à perspectiva original sobre o ato de criação na obra de Gilles Deleuze e dos processos criativos de Francis Bacon e outros artistas que manifestam pontos em comum no momento da produção da obra de arte.
Downloads
References
BARTHES, Roland. A preparação do romance. São Paulo, Martin Fontes, 2008.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2013.
BERGER, John. Passos em direção a uma pequena teoria do visível. Em: Bolsões de resistência. Lisboa: Editorial Gustavo Gilli, 2004
BORGES, Jorge Luis. De la poesía. Em: Obras Completas. Vol. I. Barcelona: Emecé Editores, 1989.
BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. Vol II. Barcelona: Emecé Editores, 1989b.
BUCK-MORSS, Susan. Estética e anestética. O "Ensaio sobre a obra de arte" de Walter Benjamin reconsiderado. Em: Travessia, nº 33. Santa Caterina: UFSC, 1996.
CHATEAU, Dominique. L’expérience esthétique. Intuition et expertise. Em: Marges, nº12. Rennes: PUR, 2011.
CONTE, Richard. La poïétique de Paul Valéry. Em: Recherches poïétiques. Paris: Presses universitaires de Valenciennes, 1996.
DELEUZE, Gilles. Lógica de la sensación. Madrid: Arena, 2013.
DELEUZE, Gilles. Qué es el acto de creación?. Em: Dos regímenes de locos. Textos y entrevistas (1975-1995). Valencia: Pre-textos, 2007.
DELEUZE-GUATTARI. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
LINDSAY-VERGO. W. Kandinsky, Complete Writings on Art. New York: Da Capo Press, 1994.
MAUBERT, Franck. Conversas com Francis Bacon: O cheiro do sangue humano não desgruda seus olhos de mim. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
MENDELSUND, Peter. What we see when we read. New York: Vintage, 2014.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A linguagem indireta (1952). Em: O homem e a comunicação. A prosa do mundo. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1974.
NANCY, Jean-Luc. Las musas. Madrid: Amorrortu, 2008.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
PASSERON, René. A questão poiética. Em: Porto Arte: Revista de artes visuais, 2004.
AUTOR. 2020.
XXXXXX; AUTOR. 2020.
REGIS, Juliana. La notación en la obra de Barthes. Usos, significados y variaciones. Em: Estudios de teoría literaria, nº16. Mar del Plata: UNMP, 2019.
ROBINSON-VALÉRY, Judith. Valéry précurseur de la génétique. Em: Genesis (Manuscrits-Recherche-Invention), n. 5. Paris, 1994.
SAER, Juan José. El limonero real. Buenos Aires: Seix Barral, 2008.
SAER, Juan José. Lo imborrable. Buenos Aires: Seix Barral, 2003.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: Editora Itermeios, 2014.
SYLVESTER, David. Interviews with Francis Bacon. New York: Thames and Hudson, 1999.
VALÉRY, Paul. A alma e a dança e outros diálogos. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2005.
VALÉRY, Paul. Œuvres. Paris: Bibliothèque de la Pléiade, 1937.
VENTURA, Tereza. A poética polytica de Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Funarte, 2000.
Copyright (c) 2023 Eduardo Pellejero
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.