L'art et l'or
Abstract
A obra de Yves Klein aborda de maneira aguda a relação entre arte e capital. De um lado, ele elabora um sistema cromático no qual o azul e o ouro têm um papel preponderante, papel que tentamos descrever com precisão. Por outro lado, ele engaja procedimentos de constituição de algo como uma validade do objeto artístico (por exemplo as “zonas de sensibilidade pictórica”), na qual se trata de elaborar a relação com o fetiche e com o capital. As possibilidades signifi cantes das cores azul e ouro, revistas por Klein numa tradição européia, da qual certos aspectos são aqui evocados, permitem uma análise detalhada do nó que liga daí em diante a arte e o capital, ao menos numa grande parte da produção artística atual.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2017-04-26
Issue
Section
Filosofia
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.