The Theater in post-modernity:
an attempt of aesthetic definition
Abstract
Post-modernity’s most inner parameters does not fi nally turns into a “prison” for artistic expression? This article attempts to reach a defi nition of a theatrical aesthetics, focusing on some works presented in “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana” last year.
Downloads
References
AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2003.
CARVALHO, Bernardo. O mundo fora dos eixos. São Paulo: Publifolha, 2005.
DEBORD, Guy. La société do spectacle. Paris: Folio Essais, 1967.
KOUDELA, Ingrid. Brecht na pós-modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2001.
ECO, Umberto. A obra aberta. são Paulo: Perspectiva, 1971.
ECO, Umberto. Lector in fabula. Paris: Grasset, 1985.
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Editora Unicamp, 2001.
HEGEL. Esthétique. Paris: Livre de Poche, 1995.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2005.
GUENOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
GROTOWSKI, Jerzy. Für ein armes Teater. Berlin: Alexander Verlag, 1999.
GUINSBURG. Da cena em cena. São Paulo: Perspectiva, 2005.
JIMENEZ, Marc. La crise de l´art contemporain. Paris: Folio Essais, 2005.
KANDINSKY. L´Oeil et L´Esprit. Folio: Essais, 1980.
KOUDELA, Ingrid. Brecht na Pós-Modernidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
LIPOVETSKY, Gilles. L`ère du vide ou essai sur l´individualisme contemporain. Paris: Folio, 1983.
LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sebastien. Les temps hypermodernes. Paris: Grasset, 2004.
LYOTARD, Jean-François. Du bon usage du post-moderne. Magazine Littéraire, p. 97, mars 1987.
MAFFESOLI, Michel. La part du diable – Précis de subversion postmoderne. Paris: Flammarion, 2002.
MESCHONNIC, Henri. Modernité, modernité. Paris: Gallimard, 1988.
PONTALIS. Narcisses. Paris: Folio, 1976.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PLUCHARD, François. L´art, un acte de participation au monde. Nîmes: Jacqueline Chambon, 2002.
RIOUT, Denys. Qu´est-ce que l´art moderne? Paris: Gallimard, 2000.
ROSENBERG e WHITE, David Manning. Cultura de Massa. São Paulo: Cultrix, 1957.
SCHNEIDER, Michel. Voleurs de mots. Paris: Gallimard, 1985.
TRAEGER, Claus. Weimarer Beitraege. Weimar: Weimarer Verlag, 1972.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.