Merleau-Ponty and the Museum
Abstract
This paper approches the question of the meaning of Museums in Merleau-Ponty writings about art. The main problem concerns about the opposition between the art work process of creation and its status of a thing displayed in a Museum.
Downloads
References
FERRY, L. Homo Aestheticus. São Paulo: Ensaio, 1984.
GADAMER, H-G. Vérité et méthode. Tradução de Étienne Sacre. Paris: Seuil, 1976.
HENRY, M. Voir le invisible. Paris: François Burin, 1988.
KANDISK. Du espirituel dans l´art et dans la peinture em particulier. Paris: Dnoël, 1969.
MERLEAU-PONTY, M. La Prosa del mundo. Madrid: Taurus, 1976.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia e ciências do homem. Rio: Saraiva, 1978.
MERLEAU-PONTY, M. Phénomenologie de la perception. Paris: PUF, 1978.
MATTEI, Jean-François. A Barbárie interior; ensaio sobre o imundo moderno. São Paulo: Unesp, 2002.
OSTROWER, F. Universos da Arte. Rio: Campus, 1983.
VATTIMO, G. O Fim da modernidade. Rio: Martins Fontes, 2000
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.