The scene's fabric
Abstract
This text evaluates the concept of scene dramaturgy based on the theoretical refl ections of Brecht, Artaud, Grotóvski and Barba. It seeks to determine the relations between scenic writing and creation of the spectator, realizing a reading of contemporary Brazilian stagings which are results of polyphonic construction processes.
Downloads
References
ABREU, Luís Alberto de. A restauração da narrativa. In: O PERCEVEJO. Revista do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Unirio. Rio de Janeiro: Editora da Unirio. n. 9, p.115-125, 2000.
ABREU, Luís Alberto de Processo colaborativo: relato e reflexões sobre uma experiência de criação. Não publicado.
ARAÚJO, Antônio C. A Gênese da Vertigem: o processo de criação de O Paraíso Perdido. Dissertação de Mestrado defendida na Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1987.
ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2004.
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. São Paulo: Abril, 1984.
BARBA, E.; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo, Campinas: Hucitec, 1995.
BARTHES, R. Oeuvres Complètes. Paris: Gallimard, 1990.
BONASSI, Fernando. Apocalipse, 1:11. In: ARAÚJO et al. Trilogia bíblica. São Paulo: Publifolha, 2002.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BORNHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CAETANO, Elvina et al. Casa das Misericórdias. Não publicado.
CHARAUDEAU, PATRICK. Une analyse sémiolinguistique du discours. IN : Langages, n. 117. Paris: Larousse, 1995.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2002.
ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
GROTÓVSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
NICOLETE, Adélia. O Texto Teatral: reflexões sobre alguns processos de criação da dramaturgia contemporânea. Monografia apresentada para a conclusão do curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Didática do Ensino Superior do Centro Universitário de Santo André, Santo André, 2002. O Percevejo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Unirio. Rio de Janeiro: Editora da Unirio, n. 9, 2000.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
REWALD, Rubens. Caos/dramaturgia. São Paulo: Perspectiva, 2005.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
TODOROV, Tzvetan. Poética da prosa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.