Rousseau, a festa coletiva e o teatro

  • Maria Constança Peres Pissarra PUC-SP

Abstract

Tal como para seus opositores – les philosophes – o teatro é para Jean-Jacques Rousseau uma constante preocupação reflexiva. Como sabemos, escreveu algumas óperas e algumas comédias. No entanto, também conhecemos a posição ambígua de Rousseau no mundo das letras do século XVIII; embora, nos primeiros anos em Paris, tenha sido amigo dos filósofos, com o passar do tempo ele mesmo foi se considerando cada vez mais um excluído desse meio, por suas ideias.

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Author Biography

Maria Constança Peres Pissarra, PUC-SP
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo, graduação em Língua Francesa - Université de Nancy I/III, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora associada da Universidade de São Paulo e assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: liberdade, filosofia, natureza, ética e poder. Membro colaborador da edição do tricentenário das "Oeuvres complètes" de Jean-Jacques Rousseau, sob a direção de Jacques Berchtold, François Jacob e Yannick Séité - EDITIONS CLASSIQUES GARNIER - www.classiques-garnier.com Representante no Brasil da Société Jean-Jacques Rousseau, com sede em Genebra - www.sjjr.ch. Coordenadora, junto com a Profa. Maria das Graças de Souza, da organização do Tricentenário de Jean-Jacqes Rousseau no Brasil (setembro de 2012). Editora da revista Poliética: Revista de Ética e Filosofia Política. Vice-presidente da ABES 18 - Associação Brasileira de Estudos do Século XVII

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Published
2019-02-18