Arte e filosofia versus arte e natureza:

abordagens schellinguianas.

  • Gabriel Almeida Assumpção
Palavras-chave: Arte, Filosofia, Natureza, Schelling

Resumo

Primeiramente, apresentamos três relações entre arte e filosofia presentes na obra de Schelling: (1) arte como órganon da filosofia (Sistema de 1800), (2) arte como objetivação de mistérios (diálogo Bruno de 1802) e (3) arte como uma das formas de apresentação do absoluto (Filosofia da Arte, 1802-3; 1804-5). Conceitos fundamentais para essa tarefa são os de beleza, gênio, aconsciente, verdade. Em seguida, a partir de um confronto com as exposições de Leyte, Pareyson e Tilliette sobre o tema, defenderemos a hipótese de que o paralelismo entre a criação artística e a produtividade absoluta da natureza se mostra o fio condutor mais consistente da estética schellinguiana, apontando os limites da relação entre arte e filosofia como outro candidato a fio condutor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Almeida Assumpção
Doutorando em Filosofia (UFMG) e Mestre em filosofia pela mesma instituição.

Referências

ASSUMPÇÃO, G. A. “Crítica do juízo teleológico e organismo em Kant e Schelling”. Dois pontos: Curitiba, São Carlos, vol. 2, n. 02 (2015): 123-135. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/doispontos/article/view/38898/26528.Acesso em: 23 Dez 2015.

BARBOZA, J. Infinitude subjetiva e estética: Natureza e arte em Schelling e em Schopenhauer. São Paulo: Ed. UNESP, 2005.BARROS, F. “A música em Schelling”.Cadernos de Filosofia Alemã,n. 13 (2009): 83-94.

BARBOZA, J. “A pintura em Schelling e o problema da imagem”.Veritas, Porto Alegre, v. 55, n. 3 (2010): 202-216.

BEIERWALTES, W. Das wahre Selbst. Studien zu Plotins Begriff des Geistesund des Einen. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2001.

BEIERWALTES, W. Einleitung. In: SCHELLING, F. W. J. Textezur Philosophie der Kunst. Stuttgart: Reclam, 1982, pp. 3-35.

BEISER, F. German Idealism: The Struggle against Subjectivism, 1781-1801.Cambridge, London: Harvard University Press, 2002.

CAVALCANTE-SCHUBACK, M. S. “The Eye and the Spirit of Nature: Some Reflections on Merleau-Ponty’s Reading of Schelling Concerning the Relationship between Art and Nature”. In: BURKE, P.; WIRTH, J. M. (eds.).The Barbarian Principle. Merleau-Ponty, Schelling, and the Question of Nature. New York: SUNY Press, 2013, pp. 307-319.

DÜSING, K. “L’historie idéaliste de la conscience de soi dans le “Système del’idéalisme transcendantal”. In: ROUX, A.; VETÖ, M. (orgs.) Schelling et l’élan duSystème de l’idéalisme transcendantal: Colloque du C.H.R.I.A de Poitiers, avril 2000. Paris: L’Harmattan, 2001, pp. 19-39.

DURNER, M.; JANTZEN, J.; MOISO, F. (Hrsg.) Friedrich Wilhelm Joseph Schelling Historisch-kritische Ausgabe. Ergängzungsband: Wissenschafthistorischer Bericht zu Schellings Naturphilosophische Schriften1797-1800. Stuttgart: Frommann-Holzboog, 1994.

EHRHARDT, W. E. “NureinSchelling”. In: PAETZOLD, H.; SCHNEIDER,H. (Hrsg.).Schellings Denken der Freiheit. Kassel: Kassel university Press, 2010, pp.253-262.GONÇALVES, M. “A relação dialética entre consciente e inconscientenafilosofia da natureza do jovem Schelling”.Síntese–Revista de Filosofia, v. 42, n.133 (2015a): 263-278. Disponível em:http://faje.edu.br/periodicos2/index.php/Sintese/article/view/3333/3443.Acesso em 23 Dez. 2015.

EHRHARDT, W. E. “Construção, criação e produção na filosofia da natureza de Schelling”. Dois pontos, v. 12, n. 02, p. 13-26 (2015b): 13-26. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/doispontos/article/view/41666/26520. Acesso em Acesso em 23 Dez. 2015.

EHRHARDT, W. E. Schelling: filósofo da natureza ou cientista da imanência?”. In: PUENTE,F. R.; VIEIRA, L. A. (Orgs.).As filosofias de Schelling. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, pp. 71-90.

JACOBS, W. “Natur in der Kunst”. In: DANZ, C.; JANTZEN, J. (Hrsg.) Gott, Natur, Kunst und Geschichte: Schelling zwischen Identitätsphilosophie und Freiheitsschrift. Göttingen: Vienna University Press, 2011, pp. 85-101.

JACOBS, W. Schelling lesen. Sttutgart–Bad Cannstatt: Fromman-Holzboog, 2004.

KRÖNER, R. Von Kant bis Hegel.2. Aufl. Tübingen: J. C. B. Mohr, 1961.LEYTE, A. “Arte e sistema”. In: PUENTE, F. R.; VIEIRA, L. A. (Orgs.). As filosofias de Schelling. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, pp. 17-41.

KRÖNER, R. “Schelling y la música”.Anuário Filosófico, v. 29 (1996): 107-123. PAREYSON, L. “Un problema schellinguiano: arte y filosofía”. In: PAREYSON, L.Conversaciones de estética. Trad. Zósimo González. Madrid: Visor, 1987, pp. 197-208.

PUENTE, F. R. As concepções antropológicas de Schelling. São Paulo: Loyola,1997.

PUENTE, F. R. “Novas perspectivas sobre o idealismo alemão”. Síntese–Revistade Filosofia,v. 30 n. 96 (2003): 125-130.

SCHELLING, Friedrich W. J.Allgemeine Übersicht. In SCHELLING, F. W. J.Friedrich Wilhelm Joseph Schelling Historisch-Kritische Ausgabe.Reihe I: Werke 4, pp.1-190. Stuttgart: Frommann-Holzboog, 1988, pp. 1-190.

SCHELLING, F. W. J. Erster Entwurf eines Systems der Naturphilosophie(1799). In:SCHELLING, F. W. J. Friedrich Wilhelm Joseph Schelling Historisch-KritischeAusgabe. Reihe I: Werke 7. Wilhelm Jacobs, Paul Ziche (Hrsgs.). Stuttgart:Frommann-Holzboog, 2001.

SCHELLING, F. W. J. Bruno oder über das göttliche und natürliche Princip der Dinge.EinGesprach.In: SCHELLING, F.W.J.Sämmtliche Werke. Erste Abtheilung. VierterBand. Stuttgart und Augsburg: Cotta, 1859, pp. 213-332. Disponível em:https://archive.org/details/smtlichewerke05p1sche. Acesso em: 19 Mar. 2015.

SCHELLING, F. W. J. PhilosophischeBriefe über Dogmatismus und Kriticismus.In.SCHELLING, F. W. J.Friedrich Wilhelm Joseph Schelling Historisch KritischeAusgabe.Reihe I : Werke 3, pp. 1-112. Stuttgart: Frommann-Holzboog, 1982.

SCHELLING, F. W. J. Philosophie der Kunst.In: SCHELLING, F. W.J. Sämmtliche Werke.Erste Abtheilung. Fünfter Band. Stuttgart und Augsburg: J. G. Cotta’scherVerlag, 1859, pp. 353-736.Disponível em:https://archive.org/details/smtlichewerke05p1sche.Acesso em: 19 Mar. 2015.

SCHELLING, F. W. J. System des transscendentalen Idealismus(1800). In: SCHELLING, F.W. J.Friedrich Wilhelm Joseph Schelling Historisch-Kritische Ausgabe.Reihe I: Werke 9,Teilband 1.Harald Korten; Paul Ziche (Hrsgs.). Stuttgart: Frommann-Holzboog, 2005.

SCHELLING, F. W. J. Ueber das Verhältnis der bildenden Künste zu der Natur.In.SCHELLING, F.W.J.Sämmtliche Werke. Erste Abtheilung. Siebenter Band.Stuttgart und Augsburg: J. G. Cotta’scher Verlag, 1860, pp. 289-329. Disponível em:https://archive.org/details/smtlichewerke07p1sche. Acesso em:19 Mar. 2015.

SCHELLING, F. W. J. Vorlesungen über die Methode des akademischen Studiums.In: SCHELLING, F.W.J.Sämmtliche Werke. Erste Abtheilung. Fünfter Band.Stuttgart und Augsburg: Cotta, 1859, pp. 207-352. Disponível em:https://archive.org/details/smtlichewerke05p1sche.Acesso em: 20 Abr. 2015.

SUZUKI, M. “Filosofia da arte ou arte de filosofar?”In: SCHELLING, F. W. J.Filosofia da Arte. Trad. M. Suzuki. São Paulo: Edusp, 2001, pp. 9-15.TILLIETTE, X. L’Absolu et la philosophie: Essais sur Schelling. Paris: PUF,1987.

SCHELLING, F. W. J. Schelling: Une philosophie en devenir I. Paris: J. Vrin, 1970.VETÖ, M. De Kant à Schelling. Les deux voies de l’idéalisme allemand. v. 1.Grenoble: Jérôme Millon, 1998. VIEIRA, L.Schelling.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

WIRTH, J. M. “Saturated Plasticity: Art and Nature”.SpazioFilosofico, v. 6 (2012):pp. 399-410.

WIRTH, J. M.“The Art of Nature. On the Agony of the Will in Schelling andMerleau-Ponty”.In: BURKE, P.; WIRTH, J. M. (eds.).The Barbarian Principle.Merleau-Ponty, Schelling, and the Question of Nature.New York: SUNY Press, 2013,pp. 321-340.ZELTNER, H.Schelling. Stuttgart: Fr. Frommanns Verlag, 1954.

Publicado
2017-07-30
Seção
Estética e Filosofia