Chamada de artigos / Filosofia do som e do audível

2022-01-26

FILOSOFIAS DO SOM E DO AUDÍVEL

Chamada para artigos — ArteFilosofia

Organizado por Igor Reyner (Unespar) e Jean-Pierre Caron (UFRJ)

 

Roberto Casati, Jérôme Dokic e Elvira Di Bona (2020) afirmam que o que torna o som relevante para a filosofia é, não apenas sua centralidade em relação à percepção, mas também o modo idiossincrático com que ele se apresenta como matéria filosófica. Publicações recentes, tais como An Epistemology of Noise (2018), de Cecile Malaspina, Sound Objects (2019), editado por James A. Steintranger e Rey Chow, The Hum of the World: A Philosophy of Listening (2019), de Lawrence Kramer, Penser avec les oreilles (2020), de François Noudelmann, ou Shattering Biopolitics: Militant Listening and the Sound of Life (2021), de Naomi Waltham-Smith, sinalizam, de modo bastante heterogêneo, novos caminhos para as reflexões sobre som e filosofia, ao mesmo tempo que reavaliam categorias sonoras já consolidadas do ponto de vista filosófico, tais como o objeto sonoro ou o ruído. A consolidação e expansão vertiginosa, nas duas últimas décadas, dos Estudos do Som (Sound Studies) — isto é, dessa “febre nas ciências humanas que toma o som como seu ponto analítico de partida ou chegada” (Sterne, 2012) — bem como a elaboração do abrangente conceito de sonotropismo (Scherzinger, 2012), ou seja, “a aspiração da filosofia à condição de música”, evidenciam o potencial do som e suas formas clássicas — a voz, a música, o ruído — de serem mobilizado como temas filosóficos. Essas tendências evidenciam, ainda, o desejo de dar à sonoridade e à escuta centralidade no campo da produção teórica.

Uma arqueologia dessa ambição nos remete ao termo grego aisthesis, cujo significado perpassa múltiplas dimensões da sensibilidade humana e dos sentidos. A depender do uso, aisthesis pode se relacionar, entre outras coisas, aos órgãos dos sentidos ou faculdades perceptivas, à experiência da percepção ou aos objetos dessa percepção. No contexto filosófico, seu uso prevalente deriva-se de análises de Platão e Aristóteles que estabelecem aesthesis como “uma cognição do particular que aparece sob uma forma intuitiva [gnôseis]”.

A partir dessas reflexões inaugurais promovidas pela filosofia grega, o termo assumiu papéis diversos em associação às posições teóricas dominantes da cultura ocidental pré-moderna, desembocando, no século XVIII, na cunhagem, por Alexander Baumgarten, do termo Äesthetik. Como ressalta Marc Jimenez (2004), o termo estética passou, a partir do século XIX e graças à sua ambiguidade etimológica, a delimitar um campo do conhecimento voltado para questões do belo e da arte, ao mesmo tempo que a referir à especialização do conhecimento, dos métodos e dos objetos relativos ao sensível e ao sensorial. Contudo, o processo histórico de institucionalização da estética como disciplina encurtou o campo estético, que, paulatinamente, se tornou sinônimo de filosofia da arte. Nesse processo, a dimensão material do conceito fundador, aisthesis, se viu relegada às margens do pensamento estético, com a polissemia do termo estética permanecendo, principalmente, enquanto resíduo histórico.

A formatação da disciplina filosofia da música reforça esse percurso que a estética trilhou em direção a uma filosofia da arte. Por conseguinte, não se tem ainda sistematizado uma “filosofia do som”, uma “filosofia acústica”, uma “filosofia dos parâmetros auditivos” ou, finalmente, uma “estética do audível”.

Ao longo da história da filosofia, entretanto, o som figurou nos mais importantes debates, ainda que frequentemente à margem. De suma importância para a ciência do século XVII, o som recebeu a atenção de Johannes Kepler, René Descartes, Marin Mersenne, Claude Perrault e Isaac Newton, entre outros. No século XVIII, Leonhard Euler tematizou a sensação da consonância sonora que se escuta musicalmente e buscou uma razão matemática para o que até então seria somente uma sensação, o que, segundo Peter Pesic (2014), criou uma “estética matemática” que permaneceu inexplorada. Hermann von Helmholtz, que está para a fisiologia como Euler, para a matemática, integrou a ciência musical e a estética à física e à fisiologia acústica de modo inovador e paradigmático em um trabalho pioneiro sobre o aparato auditivo, a sensação sonora e os parâmetros dessa sensação. Na área da psicologia Christian von Ehrenfels pôde extrair a sua principal tese, expressa em seu conceito de “qualidade de forma” [Gestaltqualitäten], a partir da diferenciação qualitativa entre as fenomenologias do som e da música. E, finalmente, o romantismo alemão e a fenomenologia não se deram sem a contemplação perspicaz do som.

Embora o último século tenha testemunhado a proliferação de discursos filosóficos sobre o som e a escuta, uma disciplina nos moldes da filosofia da arte ou da filosofia da música permanece à espera de uma sistematização. Uma filosofia do audível requereria uma ampliação disciplinar no que tange às fronteiras atualmente constituídas e consideraria as pesquisas realizadas sobre o som em séculos passados. A atualidade desse “novo” campo reflexivo, de caráter explicativo ou descritivo, ultrapassaria, sem excluir, o objeto sonoro ou soante, o ruído, a voz e, principalmente, a música, no intuito de alcançar a percepção e as experiências auditivas de modalidade cruzadas (crossmodal perceptions), integrando-se, finalmente, não apenas ao campo da filosofia da percepção, mas também aos da política e da ética.

Acenando para o estabelecimento de um campo da filosofia do som e do audível, gostaríamos de convidar autores a enviar contribuições que se relacionem, mas sem necessariamente se aterem, a um dos seguintes tópicos:

 

  • O som no longo século XVII
  • Ressonância e iluminismo
  • Metafísica da escuta e romantismo alemão
  • Fisiologia acústica e estética
  • Fenomenologia da escuta
  • Filosofia da percepção e filosofia analítica: teorias proximais, mediais e distais do som
  • O inconsciente acústico
  • Objeto sonoro
  • O sujeito ouvinte
  • A acusmática como domínio filosófico
  • O audível (the audible)
  • Pensar com os ouvidos
  • Escuta e desconstrução
  • Som, escuta e biopolítica
  • Filosofia do ruído ou ontologia do ruído
  • Som e modalidades sensoriais cruzadas
  • Virtualidades sonoras, agregados sonoros e percepções emergentes
  • O som como informação e dado digital

Data limite para o envio de artigos: 16/05/2022