O simbólico e o diabólico na filosofia e na psicanálise:
infância e inconsciente em Agamben e Lacan
Resumo
O objetivo deste artigo é expor de que modo Giorgio Agamben dialoga com a psicanálise, especialmente a de Jacques Lacan, para sustentar sua interpretação do humano enquanto uma zona de indiscernibilidade entre natureza e cultura. Para tanto, vamos tratar aqui de duas questões retomadas pela obra de Agamben: a relação entre o conceito de infância e a noção lacaniana de inconsciente, e a caracterização do simbólico em sua relação com as técnicas de interpretação da psicanálise. Isso nos conduzirá, ao fim, a uma reflexão sobre o caráter simbólico/diabólico da linguagem, partindo das reflexões de Agamben sobre os conceitos de daímōn e Eros em Platão.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. A linguagem e a morte: um seminário sobre o lugar da negatividade. Belo Horizonte: editora UFMG, 2006.
AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007a.
AGAMBEN, Giorgio. Gosto. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
AGAMBEN, Giorgio. O Homem sem Conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007b.
ARISTÓTELES. De anima. São Paulo: Editora 34, 2012.
CASTRO, Edgardo. Introdução a Giorgio Agamben: uma arqueologia da potência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
FREUD, Sigmund. “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”. In. FREUD, Sigmund. Obras Completas, v.8: três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria (“O Caso Dora”) e outros textos (1901-1905). São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p.13-172
FREUD, Sigmund. “Uma neurose do século XVII envolvendo o demônio”. In. FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). Obras completas v. 15. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 225-272.
FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1972.
JAKOBSON, Roman. “Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia”. In. JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 2007. p.34-62
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 8: a transferência. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
LACAN, Jacques. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014
PLATÃO. O Banquete. São Paulo: Editora 34, 2016.
Copyright (c) 2018 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.