O corpo na performance e a dialética sujeito-objeto:

com Adorno e Lacan

  • Thiago Ferreira Borges Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC - Minas.
Palavras-chave: Corpo, Performance, sujeito, objeto

Resumo

Este artigo aborda certa condição do corpo na arte contemporânea, partindo da filosofia de Theodor W. Adorno e da psicanálise de orientação lacaniana. Estabelecemos um diálogo entre nossas reflexões sobre o corpo em Adorno, e um livro em especial que aborda a arte contemporânea a partir da teoria psicanalítica: “O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise”, de Tania Rivera. O trabalho de Rivera alinha-se aos nossos interesses de estudo não somente pela relação ente arte e psicanálise, mas sobretudo por testemunhar a indispensável atenção ao corpo quando se deseja pensar sobre as artes na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. W. Dialética negativa. Trad. de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

ADORNO, Theodor W. Sobre sujeito e objeto.In: ADORNO, Theodor, W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Trad. de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995, p.181-201.

ADORNO, Theodor W. Ästhetische Theorie. In: Gesammelte Schriften 7. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.

ADORNO, Theodor W. Teoria estética.Trad. de ArturMourão. Lisboa: Edições 70, 1993.

ADORNO, Theodor, W. A arte e as artes. In: ADORNO, Theodor W. A arte e as artes e primeira introdução à Teoria estética. Trad. de Rodrigo Duarte. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2017, p.19-66.

BORGES, Thiago F.de. Dialética adorniana: entre Körper e Leib. In: Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, v.5, n.2, p.349-365, dez/2017.

DEWEY, John. Art as Experience. Nova York: Perigee books, 1980.

IANNINI, Gilson. O olho negro das favas: exercício de estética lacaniana.In: IANNINI, Gilson; ROCHA, Guilherme. M; PINTO, Jeferson. M; SAFATLE, Vladimir. (orgs.). O tempo, o objeto e o avesso: ensaios de filosofia e psicanálise. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 75-92.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise.Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Trad. de Marie Christine L. Penot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 20: mais, ainda.Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Trad. de MD Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean B. Vocabulário de Psicanálise. Trad. de Pedro Tamen. São Paulo: Martins fontes, 1967.

LAURENT, Éric. O avesso da biopolítica: uma escrita para o gozo. Trad. Sérgio Laia. Rio de Janeiro: Contracapa, 2016.

MILLER, Jacques-Alain. Silet: os paradoxos da pulsão, de Freud a Lacan. Trad. Celso Renó de Lima. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

RIVERA, Tania. O lugar, o sujeito e o objeto: transmissões entre psicanálise e arte. In: OLIVEIRA, Cláudio. (org.). Filosofia, psicanálise e sociedade. Rio de Janeiro: Azougue editorial, 2011, p.169-178.

RIVERA, Tania. O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

SAFATLE, Vladimir. Estética do real: pulsão e sublimação na reflexão lacaniana sobre as artes. In: IANNINI, G;

ROCHA, G. M; PINTO, J. M; SAFATLE, V. (orgs.). O tempo, o objeto e o avesso: ensaios de filosofia e psicanálise. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.113-136.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Trad. de Antônio A. S. Zuin. Campinas: Editora Unicamp, 2010.

Publicado
2020-12-24
Seção
Chamada Fechada