La Fura dels Baus e performance arte:
dramaturgias e ação
Downloads
Referências
ANDERSON, Laurie, “Foreword”. In Golberg, RoseLee, Performance: Live Art since the 60s, Londres e Nova York: Thames and Hudson, 1998, pp. 6-7.
BARTHES, Roland, Image-Music-Text. Trad. de Stephen Heath, Nova York: Hill and Wang, 1977.
BATTCOCK, Gregory e NICKAS, Robert (eds.) The Art of Performance, Nova York: E.P. Duction, Inc., 1984.
BEACHAM, Richard C. Adolphe Appia: Texts on Theatre, Londres: Routledge, 1993.
BORRAS, Maria Lluïsa. ‘L’Art com espectacle: La Fura dels Baus’. Artics, 1, 1986, pp. 51-53.
CAMPS, Teresa. “Notes i dades per a um estudi inicial de l’activitat performance a Catalunya”. Estuds Escènics, 29, 1988, pp. 215-37.
CARLSON, Marvin. Performance: A Critical Introduction. Londres e Nova York: Routledge, 1996.
CARNEIRO, Ana e TELLES, Narciso. Teatro de Rua. Olhares e perspectivas. Rio de Janeiro: E-papers, 2005.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1988.
DERRIDA, Jacques. Writing and Difference. Trad. de Allan Bass, Londres e Henley: Routledge e Kegan Paul, 1978.
DRAIN, Richard (ed.). The Twentieth Century Theatre: A Sourcebook. Londres e Nova York: Routledge, 1995.
FERÁL, Josette. “What is Left from Performance Art? Autopsy of a Function, Birth of a Genre”. Discourse, 14.2, 1992, pp. 142-62.
FRANCESH, Salvador. “The Interview”. Unsound, 3.2, 1988, pp. 16-23.
GEORGE, David e LONDON, John (eds.). Contemporary Catalan Theatre: An Introduction. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1996.
GIANNETTI, Cláudia (ed.). Marcel·lí Antúnez Roca: performances, objectos y dibujos. Barcelona: MECAD, 1998.
GOLDERG, RoseLee. “ Performance: The Golden Years”. In Battcock e Nickas (1984), pp. 71-94.
GOLDERG, RoseLee. Performance Art: From Futurism to the Present. Londres e Nova York: Thames and Hudson, 1988.
GOLDERG, RoseLee. Performance: Live Art since the 60s. Londres e Nova York: Thames and Hudson, 1998.
LEHMANN, Hans-Thyes. O teatro pós-dramático. Trad. de Pedro Sussekind, São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MELZER, Annabelle Henkin. “The Dada Actor and Performance Theory”. In Battcock e Nickas (1984), pp. 33-57.
OWENS, Craig. “The Allegorical Impulse: Toward a Theory of Postmodernism”. In Wallis, 1984, pp. 202-35.
PRAMPOLINI, Enrico. “Futurist Scenography”. In Drain, 1995, pp. 23-4.
QUEIROZ, Fernando Antonio Pinheiro Villar de. “Will All the World Be a Stage? The Big Opera Mundi of La Fura dels Baus”. Romance Quarterly. Washington, v.46, 1999, pp.248-54.
QUEIROZ, Fernando Antonio Pinheiro Villar de. “Artistic Interdisciplinarity and La Fura dels Baus (1979-1989)”. Tese de Ph.D, Queen Mary College, University of London, 2001.
VILLAR, Fernando Pinheiro. “Interdisciplinaridade artística e La Fura dels Baus: outras dimensões em performance”. Anais do II Congresso da ABRACE, ABRACE: Salvador (BA), 2002, v.2., pp. 833 – 38.
VILLAR, Fernando Pinheiro.. “Ruas pré-históricas, rotas virtuais e furamòviles”. In Carneiro e Telles (2005), p. 204-223.
SAUMELL, Mercè. “Performance Groups in Catalonia”. In George e London, 1996, pp. 103-28.
SCHIMMEL, Paul (ed.). Out of Actions: between Performance and the Object, 1949-1979. Londres e Nova York: Thames and Hudson, 1998.
VALENTINI, Valentina, Després del teatre modern. Trad. de Núria Gracia Calders, Barcelona: Institut del Teatre, 1991.
WALLIS, Brian (ed.), Art after Modernism: Rethinking Representation. Nova York: The New Museum of Contemporary Art, 1984.
WILES, Timothy, The Theater Event: Modern Theories of Performance. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1980
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.