O romantismo e o revival gótico no século XIX
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Moderna, São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
DUBY, Georges. “Deus é Luz” em Tempo das Catedrais, Lisboa: Estampa, 1979, p.103-136.
CHRIST, Yvan. A Arte no século XIX, Lisboa: Edições 70, 1986.
ÉPRON, Jean Pierre. Comprendre l’Ecletisme. Paris: Norma Editions, 1997.
FOCILLON, Henri. Arte no Ocidente, Lisboa: Estampa, 1980.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte, Rio de Janeiro: LTC, 1993.
JANSON, H. E e JANSON, Anthony E. Iniciação à História da Arte, São Paulo: Martins Fontes, 1996.
McGANN, J. J. Dante Gabriel Rossetti and the game that must be lost. New Haven: Yale University Press, 2000.
MOREY, Charles. Medieval Art, New York: 1942.
PATETTA, Luciano. L’Architettura dell’Ecletismo: fonti, teorie, modelli (1750-1900). Milão: Gabrielle Mazzotta Editore, 1975.
PANÓFSKY, Erwin. Arquitetura Gótica e Escolástica, São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WHITROW, G. J. O Tempo na História – Concepções do Tempo da pré-história aos nossos dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
Fontes escritas de época:
BAUDELAIRE, Charles. “A Obra e a Vida de Eugène Delacroix” in Escritos sobre a Arte, São Paulo: Imaginário, 1991.
DIDEROT, Denis. Ensaios sobre a pintura. São Paulo: Papirus, 1993.
GOETHE, Johann Wolfgang. “L’Essai sur la peinture de Diderot” in Ecrits sur l’art, Paris: Klincksiek, 1983.
KANT, Imanuel. A Crítica do Juízo, Oxford: University Press, 1952.
NOVALIS, “La Cristianità o l’Europa” in Opera Philosofica, Torino: Einaudi, 1993, p.591-609.
ROSSETTI, D. G., & MARSH, J. Collected writings of Dante Gabriel Rossetti. Chicago: New Amsterdam Books, 2000.
SCHLEGEL, Friedrich. O dialeto dos fragmentos. São Paulo: Iluminuras, 1997.
SCHLEGEL, Friedrich. História da Literatura Antiga e Moderna, Torino: Paravia, 1974.
WACHENRODER, W.H. “Efusões Sentimentais de um Irmão Leigo, Amante dos Artes” in Scritti di Poesia e di estética, Torino: Bollati Boringhieri, 1993, p.27-29.
WINCKELMANN, J.J. Refl exões sobre a imitação das obras gregas na pintura e na escultura. Porto Alegre: UFRGS,1975.
Fonte visual reproduzida:
ROSSETTI, Dante Gabriel. Ecce Ancilla Domini, 1850. 0,72 m x 0,42 m. Galeria Tate, Londres
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.