Narração e drama em Aristóteles
Resumo
Aristóteles dedica grande parte da sua Poética à comparação entre poesia trágica e poesia épica, e à defesa da superioridade da primeira sobre a segunda. Um dos elementos comparativos é o fato de que, na poesia trágica, somos testemunhas da própria ação das personagens, ou seja, vemos agentes operando diretamente, enquanto que na poesia épica o narrador freqüentemente se posiciona entre o ouvinte e os fatos narrados. Tal distinção tem infl uência direta sobre a reação do espectador, ou do ouvinte, à poesia, pois tende a efetuar, em cada caso, uma aproximação ou um distanciamento das ações apresentadas. O presente trabalho pretende investigar em que medida as artes poéticas e, por extensão, outras artes miméticas tais como a pintura e a escultura, são capazes de realizar um duplo movimento de aproximação e de distanciamento entre os espectadores e o conteúdo representado pela obra. Para tanto, tomaremos como base tanto as observações de Poética IV quanto algumas passagens da Retórica aristotélica que se relacionam diretamente com o assunto.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. In: Os Pensadores, Aristóteles, Volume II, São Paulo; Ed. Nova Cultural, 1987.
ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. Coleção Universidade de Bolso, Rio de Janeiro; Ediouro, 1950.
DESTRÉE, Pierre. Éducation Morale et Catharsis Tragique. In: Les Études Philosophiques, p. 536-541; 2003.
DONINI, Pierluigi. Mimèsis Tragique et Apprentissage de la Phronèsis. In: Les Études Philosophiques, p. 436-451; 2003.
GEFEN, Alexandre. La Mimèsis. Paris; Flammarion, 2002.
HALLIWELL, Stephen. La Psychologie Morale de la Catharsis. In: Les Études Philosophiques, p.499-518; 2003
HALLIWELL, Stephen. The Aesthetics of Mimesis. New Jersey; Princeton University Press, 2002.
KLIMSIS, Sophie. Voir, Regarder, Contempler: le plaisir de la reconnaissance de l’humain. In: Les Études Philosophiques, p. 466-483; 2003.
VELOSO, Cláudio William. Aristóteles Mimético. São Paulo; Discurso Editorial, 2004.
ZINGANO, Marco. Katharsis Poética em Aristóteles. In: Síntese, 76, p. 37-55; 1997 [a].
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.