Duas concepções de engajamento artístico em Mário de Andrade
Resumo
Ao longo de sua trajetória intelectual, o crítico Mário de Andrade sempre esteve às voltas com a ideia de engajamento artístico. Contudo a compreensão sobre o que seria uma obra de arte engajada transformou-se ao longo dos anos, sobretudo em função dos novos desafios que se colocavam tanto para a atividade artística como para a crítica, num momento de intensas transformações da vida intelectual brasileira. A intenção desse texto é delinear duas diferentes concepções de engajamento artístico presentes no pensamento de Mário de Andrade em diferentes momentos de sua atividade intelectual: o engajamento compreendido como 1- um compromisso com a formação de uma cultura brasileira autônoma – ou seja, com a superação do padrão de imitação cultural –, tarefa esta apresentada no Ensaio sobre a Música Brasileira; e como 2- um compromisso diretamente político perante os conflitos sociais, presente em algumas obras escritas no final da vida do autor, como o Café e O Banquete, e explicável em parte pelo caráter conservador do nacionalismo varguista e pela consequente desilusão com a possibilidade de uma superação do abismo social e cultural no Brasil.
Downloads
Referências
ALVARENGA, Oneyda. Mário de Andrade, um pouco. Rio de Janeiro: José Olímpio;São Paulo: Conselho Estadual de Cultura,1974.
ANDRADE, Mário de. “Discurso pronunciado pelo distinto professor Mário de Andrade, na sessão de entrega dos diplomas aos alunos que concluíram seus cursos em 1922, realizada a 10 do corrente, no Salão do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, sendo o orador paraninfo nomeado pelos diplomandos”. São Paulo, Correio Paulistano, 19 de Março de 1923. In:Recortes III, p. 38-39, Serie Recortes, Arquivo Mário de Andrade, Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo.
ANDRADE, Mário de. Música, doce Música. São Paulo: Martins, 1963
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a Música Brasileira. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.
ANDRADE, Mário de. O Banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
ANDRADE, Mário de. “O Movimento Modernista”. In.:Aspectos da Literatura Brasileira. São Paulo: Martins, 1978.
ANDRADE, Mário de. “Há uma gota de sangue em cada poema”. In:Obra Imatura. Agir, 2009.
ANDRADE, Mário de. “Introdução–Café”. In:Poesias Completas. v. 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
CASTRO, Moacir Werneck de. Mário de Andrade: exílio no Rio. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
COLI, Jorge. Edição Crítica e Comentada de O Mundo Musical de Mário de Andrade.Tese de doutoramento em Filosofia. USP, 1990.
DUARTE, Paulo.Mário de Andrade por ele mesmo. São Paulo: Hucitec / Secretaria Municipal de Cultura, 1985.
JARDIM, Eduardo. Mário de Andrade: a morte do poeta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
JARDIM, Eduardo. Eu sou trezentos: Mário de Andrade: vida e obra. Rio de Janeiro, Edições de Janeiro, 2015.
LAFETÁ, João Luiz.1930: a crítica e o modernismo. São Paulo: Duas Cidades;Editora 34, 2000.
TONI, Flávia. 'Café', uma ópera de Mário de Andrade: Estudo e edição anotada. Tese de Livre-docência. São Paulo: USP, 2004.
WISNIK, José Miguel. O Coro dos Contrários: a música em torno da semana de 22.São Paulo: Duas Cidades, 198.
Copyright (c) 2017 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.