Demonstrações dos Teoremas de Ceva, Menelaus e Desargues no Plano de Argand-Gauss
Resumo
Neste trabalho fazemos uso da boa estrutura do conjunto dos números complexos, essencialmente de sua geometria, para promover o estudo de objetos e a obtenção de resultados da Geometria Plana.
A boa estrutura do conjunto dos números complexos permite o estudo de resultados clássicos, por exemplo, os Teoremas de Ceva, Menelaus e Desargues. O primeiro Teorema estabelece condições necessárias e suficientes para que três cevianas sejam concorrentes, o segundo estabelece condições de colinearidade para um conjunto de pontos, ou para a concorrência de um conjunto de segmentos e o terceiro refere-se a triângulos projetivos e pode ser visto como uma consequência do primeiro resultado.
Referências
[2] Girolamo Cardano and Jean Stoner. The book of my life. New York Review Books,356
2002.357
[3] René Descartes. The Geometry of René Descartes. Courier Corporation, 1925.358
[4] Gilberto G Garbi and O Romance das Equações Algébricas. Editora livraria da359
física. São Paulo, 2010.360
[5] Ulício Pinto Júnior. A história dos números complexos:“das quantidades sofisticadas361
de cardano às linhas orientadas de argand”, 2009.362
[6] Antonio Caminha Muniz Neto. Tópicos de matemática elementar: geometria363
euclidiana plana. Caminha Muniz Neto.–1. ed–Rio de Janeiro: SBM, 2, 2012.364
[7] Tatiana Roque. História da Matemática. Zahar, 2012.365
[8] C. Zwikker. The Advanced Geometry of Plane Curves and Their Applications. New366
York: Dover, 1963.367
Copyright (c) 2022 Revista de Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.